Os 4 As do marketing são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, pois ao utilizá-los é possível que os franqueados criem estratégias de marketing que atendam às necessidades e desejos do seu público alvo, proporcionando mais engajamento e fidelização dos clientes.
Puxe uma cadeira, pegue um café e venha conosco do Mercadão dos Óculos, a partir de agora você descobrirá como as 4 As do marketing pode ajudar alavancar suas vendas. Vamos lá!
Afinal, do que se trata as 4 As do Marketing?
As 4 As do marketing são uma metodologia importante para o planejamento e execução de campanhas de marketing, cada “A” representa uma etapa do processo, confira:
Análise
Nessa primeira etapa é realizada uma análise bem detalhada do mercado, observando os concorrentes e público-alvo.
O objetivo aqui é entender as tendências e necessidades do mercado, principalmente descobrir quais são as ameaças e qual o perfil do público-alvo.
Adaptação
Já tem toda análise em mãos, agora é hora de adaptar o produto ou serviço para atender às necessidades e desejos do público-alvo, isso inclui definição de preço, embalagem e maneira de distribuição mais adequada.
Ativação
Aqui nessa etapa é hora de implementar a campanha, fazendo a divulgação e promoção do produto ou serviço por meio de propagandas, vendas diretas ou outras formas de divulgação.
Avaliação
Por fim, é essencial avaliar os resultados da campanha para entender se as metas foram alcançadas e identificar oportunidades de melhoria, muito importante ter um perfil analítico e monitorar constante os resultados, lapijando sempre as estratégias quando necessário.
O que é Mix de Marketing e como ele ocorre?
O Mix de Marketing é um conjunto de elementos que uma empresa utiliza para promover seus produtos ou serviços de maneira eficaz, também conhecido como os 4 Ps do marketing — produto, preço, praça e promoção.
Os fatores internos do Mix de Marketing são aqueles que a empresa pode controlar e influenciar diretamente, eles incluem a oferta de produtos e serviços, capacidade produtiva, política de preços, distribuição e a promoção dos produtos, refere a todo e qualquer bem tangível ou intangível oferecido ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo do cliente.
Agora os fatores externos são aqueles que a empresa não pode controlar diretamente, mas que influenciam seu ambiente de negócios por incluírem a concorrência, comportamento do consumidor, situação econômica e política do país.
Como pode observar, esses fatores devem ser considerados na hora de desenvolver suas estratégias de marketing orientadas para o cliente.
💡 E aí, curtiu o conteúdo de hoje?
Se tiver outras dúvidas em relação à área de marketing, vendas e franquias, dê uma conferida em outros artigos do nosso blog do Mercadão dos Óculos.
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