Se você está considerando entrar no empreendedorismo de franquias, deve ter em mente que selos e certificações são diferenciais nas grandes franquias!
O selo ABF é uma forma de assegurar o franqueado que ele está escolhendo e lidando com uma empresa honesta.
Afinal, marcas com (SEF) são chanceladas e destacam-se pela capacidade de suas operações e de suas relações com os franqueados.
Sendo assim, o selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 1990, é uma forma de avaliação feita conforme a satisfação dos próprios franqueados, tornando o selo ainda mais importante!
Vale destacar que além de seu trabalho em território nacional, a (ABF) conta com reverência global, uma vez que é considerada a segunda maior entidade do setor em todo o mundo, atrás apenas da International Franchising Association, a (IFA).
Portanto, se você quer aprofundar mais sobre o tema, continue lendo este artigo, a nossa equipe vai te explicar melhor.
Quais os aspectos analisados na hora de receber o selo?
Através de pesquisas e de uma avaliação rigorosa em vários parâmetros de gestão, o selo da ABF reconhece a atuação e relacionamento entre as melhores empresas do país e seus franqueados.
Dando impulso para que algo aconteça o desenvolvimento e desempenho das melhores práticas e do profissionalismo das redes.
Isso tudo facilita bastante o processo de decisão ao investir em uma franquia.
Afinal, se uma rede é premiada pelo SEF, quer dizer que seus franqueados estão satisfeitos com a parceira.
Então, os quesitos avaliados pelos franqueados são divididos em quatro Índices de desempenho: Global, Econômica, Operacional e Relacionamento, e abordam temas como:
1. Suporte oferecido (consultorias, treinamentos e cursos);
2. Lucratividade e pay-back;
3. Custo-benefício da rede
4. Lucratividade
5. Suporte
6. Treinamentos
7. Sustentabilidade, etc
O SEF é dividido em 4 categorias, sendo elas:
Pleno: reúne marcas com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no franchising;
Sênior: redes a partir de 15 franqueados, 30 operações e 5 anos no mercado;
Máster: redes com ao menos 30 franqueados, 60 unidades e em atividade no setor há pelo menos 10 anos;
Mega: engloba franquias a partir de 100 franqueados, 200 unidades e integrantes do franchising ao menos há 15 anos.
Gostou de aprender mais sobre o SEF e sua real importância para as franquias?
Estamos sempre produzindo conteúdos como este, então não deixe de acompanhar nosso blog!
Apenas 10% das redes de franchising do Brasil já ganharam o SEF e nós estamos entre elas.
Sabemos a importância de manter um bom relacionamento com nossos franqueados.
Evidentemente, investir em uma franquia honrada com o selo de Excelência em Franchising traz mais segurança ao empreendedor e prova disso é que estamos dentre os 10% das franquias no Brasil com o selo.
Como você pode imaginar, nós também não paramos no SEF.
Estamos há 5 anos consecutivos ganhando o prêmio de excelência em franchising da ABF, além disso, nós também temos a alegria de ser contemplados há 6 anos seguidos com o prêmio de Melhores Franquias do Brasil, premiação da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Segundo o nosso diretor de operações, Fábio Nadruz, o Mercadão dos Óculos faz parte de um seleto grupo de franquias que, em menos de dez anos de franchising, já conquistou os dois principais prêmios do setor.
Nós também somos a única ótica a receber o Selo 5 Estrelas da premiação. Além disso, fomos os primeiros colocados entre as óticas no segmento de Saúde e Bem-estar.
Contamos com um plano de negócios corretamente estruturado, trazendo sucesso para toda a rede.
Além disso, nossos números também são impressionantes, veja:
Mais de 700 unidades em todo o país;
Mais de 3 milhões de clientes satisfeitos;
Diversos prêmios recebidos;
Mais de 50% das unidades de multi franqueados;
Mais de 35% de crescimento ao ano.
Quer se tornar um franqueado de uma marca que conta com a certificação? Então clique aqui.
