Saiba como fazer um plano de ação ideal para períodos de instabilidade!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 22/04/2020. Negócios e investimentos

Em tempos inesperados de crise, como o período complicado desencadeado pela Covid-19, uma franquia precisa saber lidar com a situação para sobreviver à instabilidade.

A criatividade é sempre uma ajuda bem-vinda, mas, além disso, é importante saber como fazer um plano de ação para esses momentos.

Trata-se de um planejamento de atividades que mobiliza todos os colaboradores em prol de conquistar metas e objetivos.

Esse método ajuda diretamente na gestão do negócio, sendo uma forma de se organizar para superar as incertezas.

Quer saber como fazer um plano de ação específico para os contextos de dificuldade na economia? Separamos uma lista com as principais dicas a seguir!

Tenha suporte especializado no campo de franchising

Quem atua no ramo de franchising encontra uma vantagem interessante, pois pode contar com o apoio da franqueadora.

Com a experiência na prática do negócio, a equipe de suporte da rede consegue selecionar atividades e ações estratégicas para segurar os resultados na crise.

O plano de ação é compartilhado com todos os franqueados, sendo criado como um padrão para as unidades.

Porém, vale ter atenção para as particularidades da sua unidade — afinal, algumas orientações devem ser personalizadas de acordo com as características de cada franqueado, bem como do ponto comercial.

Mesmo com o direcionamento das franquias, muitos empreendedores vão ter dificuldade para colocá-los em prática.

Nesse sentido, você pode buscar o suporte da rede de franchising, principalmente se precisar de ajuda para analisar o plano de negócios.

Além disso, essa interação oferece uma possibilidade valiosa de feedback. Afinal, os franqueados mantêm um contato mais direto com os clientes finais e desenvolvem uma visão própria do negócio.

Por isso, podem colaborar com a empresa na hora de desenvolver o planejamento.

Plano de ação: estabeleça metas previamente

Independentemente de contar com a ajuda de um suporte, você também precisa ser capaz de usar a criatividade e montar o seu próprio plano de negócios pessoal.

A rede de franchising estabelece algumas metas, mas você também tem os seus objetivos pessoais no negócio.

Por isso, a definição desses elementos é essencial para guiar o seu negócio, principalmente nos períodos instáveis.

As metas devem ser estabelecidas desde antes da inauguração da loja, logo após a definição de onde investir, pois elas direcionam os indicadores de gestão.

Além disso, é o período para se planejar para eventuais instabilidades. Se a crise chegar, você vai estar mais preparado para enfrentá-la e minimizar os riscos para o negócio.

Nas estratégias, reavalie os objetivos com certa frequência. Afinal, o mercado muda continuamente — e as suas prioridades devem acompanhar essas alterações.

Para isso, conte com indicadores de gestão e métricas que permitam entender o desempenho do negócio em um período recente, seja por mês ou, principalmente, no último ano.

Você deve verificar aspectos econômico-financeiros, comerciais, operacionais, qualidade de produtos, gestão de estoque entre outros.

Defina prazos e respeite o cronograma

Durante a definição de como fazer um plano de ação, também é essencial pensar no cronograma das atividades. A divisão de tarefas precisa ser pensada com cuidado para que os prazos sejam respeitados dentro dos limites.

Dito isso, estipule as datas de realização de acordo com a capacidade e o tamanho da sua equipe. Defina quem será responsável por cada tarefa e verifique se os recursos necessários estão disponíveis.

Lembre-se: os prazos devem ser realistas para que ninguém fique sobrecarregado. Do contrário, isso pode acarretar em uma gestão ruim de tempo, invalidando o seu planejamento.

Tenha sempre um plano B

A última dica é se preparar para diferentes cenários. Afinal, os contextos de crise são imprevisíveis e cada situação exige uma estratégia.

Por isso, acompanhe adequadamente as movimentações e evolução do negócio para entender o que pode ser alterado.

Esteja pronto para adaptar suas ações de acordo com a necessidade, verifique as necessidades de estoque, gerencie adequadamente a carga de trabalho dos funcionários e mantenha a contabilidade sempre em ordem, sem misturar contas pessoais.

Entendeu como fazer um plano de ação preparado para enfrentar crises e situações de emergência? Então, coloque as mãos na massa e comece a definir suas métricas de análise para avaliar os impactos das suas estratégias.

Deixe seu comentário e conte para nós quais ações pretende adotar!