As franquias são modelos de investimento testados e aprovados, com isso muitas pessoas se interessam pelo setor. Mas será que você está pronto para ser franqueado?
Nesse texto você verá quais perguntas deve fazer antes de tomar essa decisão, acompanhe a leitura e saiba.
Como saber se você está pronto para ser franqueado
Antes de começarmos a te apresentar os principais pontos, é necessário que você entenda, de fato, como funciona o mercado de franquias.
Nesse sistema, a franqueadora (detentora dos direitos sobre a marca) disponibiliza uma permissão para que terceiros utilizem a marca por determinado período.
Durante esse período, no entanto, todas as normas estabelecidas no momento da realização do contrato devem ser respeitadas pelas partes.
Agora que você já tem um panorama geral do que é o sistema de franquias, veja como saber se você está pronto para ser um franqueado.
Você está pronto para seguir normas e regras?
Como dissemos acima, as franquias são modelos de negócios com regras e normas estabelecidas. Sendo assim, o primeiro ponto que você deve levar em conta antes de se tornar franqueado é se conseguirá segui-las.
Isso pois, a depender do caso, o descumprimento do que foi estabelecido pode resultar na rescisão do contrato e aplicação de multa.
Você tem perfil empreendedor
Apesar de ser diferente dos sistemas convencionais, as franquias ainda são empreendimentos. Por isso, é necessário que o seu perfil esteja alinhado a essa realidade.
Isso porque, embora todos os processos e produtos sejam padronizados, você precisará traçar estratégias para otimizar os seus resultados, e para isso é necessário interesse em buscar opções.
Tenha disposição e tempo para pesquisar
É muito importante ter em mente que, antes de fechar um negócio, é necessário pesquisar a fundo sobre as opções.
Isso pois, caso você opte por uma marca com pouca experiência e consolidação, pode acabar perdendo o seu tempo e, pior ainda, dinheiro.
Sendo assim, é fundamental escolher qual é a área de atuação do seu interesse, e avaliar as opções encontradas.
A marca com a qual você está negociando oferece suporte?
Essa é uma parte muito importante e que deve você deve levar em conta após realizar as pesquisas e selecionar as opções.
Mesmo que você seja uma pessoa com conhecimento no mundo dos negócios, alguns pontos específicos podem causar dúvidas.
Nesses casos, é fundamental poder contar com o devido apoio para a resolução das mesmas, ou então o seu processo pode ser prejudicado.
Saiba trabalhar em equipe
Por mais que você, de início, seja o único responsável pelas operações dentro da unidade franqueada, ainda assim terá que se reunir com os responsáveis pela franqueadora.
Nessas reuniões, terão que discutir os resultados e, além disso, traçar estratégias para melhorá-los. Por isso, é importante que você saiba manter um bom relacionamento com outras pessoas.
E aí, você está pronto para ser franqueado?
A partir dos questionamentos feitos aqui você poderá saber se está, ou não, pronto para ser um novo franqueado.
Se quiser saber um pouco mais sobre uma marca estabelecida no mercado e com milhões de clientes atendidos e satisfeitos? Conheça o Mercadão dos Óculos.
Aproveite também para acompanhar todos os conteúdos do nosso blog.