A Semana do Consumidor é responsável por aquecer o mercado varejista, aumentando as vendas nas lojas físicas e virtuais!
Além do estímulo das vendas, o dia 15 de março também é responsável por garantir o direito do consumidor.
A história por trás do Dia do Consumidor é muito antiga e é importante entender de onde veio a sua origem, vamos lá?
Tudo começou quando o Presidente norte-americano John F. Kennedy fez um discurso no congresso dos EUA em 1962, no dia 15 de março, seu objetivo era falar sobre os direitos do consumidor formalmente.
Uma curiosidade: o presidente Kennedy foi o primeiro líder mundial a abordar o direito dos consumidores.
Celebramos todo dia 15 de março o direito dos consumidores, data com papel fundamental na história, conhecida por proporcionar voz e mais segurança aos compradores.
Agora que você já sabe um pouco sobre essa data, que tal aproveitá-la para aquecer suas vendas?
Segundo pesquisa do CNN Brasil Business as vendas pelo Dia do Consumidor cresceram 22% no E-commerce em 2022 e o faturamento registrado foi de R$722 milhões com ticket médio ficou em R$491.
Visto que essa data vem ganhando cada vez mais notoriedade, é vista como uma “Black Friday” recheada de oportunidade, proporcionando a chance dos comerciantes explorar públicos novos e a fidelizar os clientes que já são da casa.
Segundo pesquisa do Google para o comércio online, a Semana do Consumidor é um dos grandes momentos do ano!
Fazendo com que as visitas nos principais players do mercado no Brasil tenham 13 milhões de visitas a mais nessa época, incrível não é mesmo?
Ainda conforme a pesquisa, um dos critérios que influenciam as compras no Dia do Consumidor é o preço, sendo um grande decisor para 46% do público. Mas existem outros atributos a serem destacados, por exemplo, a confiança na loja (citada por 42%) e claro o frete (29%), nesse caso tanto em termos de custo, quanto a agilidade da entrega.
É verdade esse bilhete: lembrando que é importante preparar promoções reais, nunca divulgue dados falsos, isso pode ser um tremendo” tiro no pé” afinal, os consumidores fazem pesquisas e ficam só esperando as melhores condições para realizar as compras, onde de fato serão beneficiados!
Preparamos ações infalíveis para você vender mais na Semana do Consumidor, confira:
1. Aposte em uma decoração atrativa para sua loja física.
Esse é o momento de cativar o consumidor e uma das formas é através do apelo visual, desde bexigas, vitrines, faça uma decoração impecável e atrativa.
Deixe evidente suas promoções, despertando o desejo com descontos exclusivos, ofertas irresistíveis e claro, se organize, mantenha um grande volume no estoque!
2. Elabore ações de vendas com condições exclusivas no seu E-commerce.
Já considerou utilizar logo nos primeiros banners as principais ofertas? Além disso, pop-ups, podem ser utilizadas na retenção do seu E-commerce, com mensagens desse tipo, por exemplo: Psiu, não vá embora ainda! Temos um cupom exclusivo, para você.
Deixe destacado, brindes e descontos exclusivos em compras feitas em sua loja virtual.
3. Ofereça frete fixo ou frete grátis para todo o Brasil.
Uma forma inteligente de aumentar seu ticket médio é, por exemplo, oferecer frete grátis em determinada região ou frete fixo em compras acima de 500 reais, por exemplo.
Use gatilho de escassez, só para essa semana do consumidor preparamos uma seleção com os produtos mais desejados, frete grátis para todo Brasil, assim não haverá desculpas para não encher o carrinho não é mesmo?
4. Divulgue suas ações nos principais meios de comunicação.
Já deixou o estoque preparado? Então agora é hora de utilizar as redes sociais, e-mail marketing e stories para divulgar as principais ofertas.
Uma boa estratégia é utilizar prova social, clientes que já adquiriram seu serviço, falando bem do seu produto, serviço, como está satisfeito, além de focar nas promoções, invista em gerar valor e confiança na sua marca.
5. Encante seu cliente.
Principalmente se você é uma marca que está começando, gerar essa conexão da forma certa, valorizando a experiência do cliente, poderá ser a chance de encantá-lo!
Atendimento acima da média faz toda a diferença, evite processos de vendas demorados, visando sempre facilitar a conclusão da compra e ajudar o cliente em eventuais problemas.
6. Facilite o pagamento.
Este é o momento de juntar todas as dicas, e dar importância a facilidade do pagamento, pois aliado a um bom atendimento, formas de parcelamento podem fazer toda diferença na decisão da compra.
Que tal aprender estratégias para dominar as vendas no raio de atuação do seu estabelecimento? Conheça as principais ações de marketing local.
Também recomendamos para você: Growth Marketing e escala dos negócios.
Aqui no Mercadão dos Óculos estamos sempre produzindo assuntos relacionados ao marketing e ao empreendedorismo, por isso acompanhe nosso blog.
Buscando por um novo investimento?
Considere tornar-se um franqueado do Mercadão dos Óculos!
Nós já contamos com mais de 30 anos de experiência no setor ótico e mais de 10 anos no mercado de franquias.
Durante esse período, nós já acumulamos mais de 700 unidades em todo o país, mais de 3 milhões de clientes satisfeitos e um crescimento superior a 35% ao ano!
Nossa franquia tem inúmeros casos de investidores que abriram uma unidade franqueada, tiveram sucesso e, a partir dela, tornaram-se o que chamamos de Multifranqueados, atualmente 50% deles possuem mais de uma rede!
Nosso modelo de negócio tem retorno rápido, leva em média 11 a 12 meses.
Para completar devemos mencionar que somos amplamente premiados:
6 anos consecutivos recebendo 5 estrelas no prêmio de Melhores Franquias;
5 anos consecutivos do Selo de Excelência em Franchising, da ABF;
Selo Exame de negócios em expansão;
Selo RA 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui;
vencedores do Selo GPTW.
Quer saber como investir nessa rede de sucesso? Então clique aqui.