Tendência de mercado ou apenas modismo? Saiba como identificar!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 18/07/2019. Franquias

Na hora de abrir o seu negócio, fique esperto! Muitos modismos podem iludir e ser confundidos com tendências de mercado. Por isso, é importante saber diferenciar o que é realmente promissor em longo prazo.

Normalmente, um modismo surge repentinamente, prometendo lucros estrondosos, mas não dura muito tempo. O faturamento é promissor no começo e perde a relevância depois, podendo não passar do primeiro ano de sucesso.

Temos como exemplo os casos da paleta mexicana e do frozen yogurt, que explodiram entre 2013 e 2014. Os investidores conseguiram pegar o hype da moda, porém, perderam os resultados após um tempo.

A tendência é algo que vem para ficar, algo que está relacionado ao futuro. Atentar-se para a inovação, como as relacionadas aos eletrônicos ou à alimentação saudável, é um caminho seguro.

Mas como saber se a sua franquia vai ser rentável? Confira as nossas dicas a seguir!

Observe o tempo no mercado

Se o sucesso de uma empresa começa muito rápido e surge do nada, analise as perspectivas de estabilidade no futuro. Promessas que se alastram instantaneamente logo no começo têm altas chances de serem apenas modismos.

Desse modo, o tempo de mercado é um ótimo guia para indicar os melhores negócios. O mais recomendado é apostar em produtos e serviços que têm tradição.

Além disso, as tendências se apoiam em necessidades e vão além do simples desejo de consumo.

Analise o crescimento da demanda

A forma como a proposta surge no mercado também tem relação com a demanda. Todo mundo passou a comentar de repente? Se não existe um nicho muito delimitado, pode ser um modismo.

As tendências de mercado são caracterizadas pelo surgimento da necessidade em grupos específicos, nos quais ganham força para depois se expandirem.

Existe um período para que elas se estabilizem e se espalhem entre outros nichos. Os smartphones, por exemplo, são uma tendência que, primeiro, ganhou espaço entre as classes de maior poder aquisitivo.

Avalie os prazos de retorno financeiro

Quando o retorno do investimento é praticamente imediato, com lucros fáceis logo de cara, você já pode desconfiar que está lidando com um modismo. Essa é uma característica marcante de negócios com prazo de validade.

Já diz o ditado: dinheiro que vem fácil vai fácil. E o modismo é assim. Analise com cuidado uma proposta de investimento que promete lucros muito rápidos porque os bons ventos podem ser apenas momentâneos.

Observe o impacto cultural

O macroambiente é outro ponto de observação para identificar as tendências de mercado. Você deve analisar o contexto geral da estratégia de negócio, já que o sucesso depende de várias constantes.

Quem é o público, onde ele está concentrado, quais são as forças demográficas? Existe um cenário econômico ou sociocultural que influencia as vendas?

Qual é o contexto natural da região escolhida? Faça essas e outras perguntas para descobrir o impacto cultural da sua proposta e fique mais seguro contra os modismos.

Conheça o comportamento do seu público

O comportamento de quem busca o produto ou serviço determina se um negócio está entre as tendências de mercado ou é só modismo. As necessidades realmente impactam no sucesso, mas é preciso ver se elas vão se manter por muito tempo.

Vamos voltar para os exemplos que usamos no começo deste artigo. As paletas mexicanas são alimentos que não influenciam o estilo de vida do consumidor, enquanto alimentos naturais estão relacionados à saúde.

Todas as dicas acima ajudam a encontrar uma proposta adequada às tendências de mercado. Para fugir do modismo, você pode investir em negócios tradicionais, como uma ótica.

No Mercadão dos Óculos, os produtos têm venda recorrente que fogem à sazonalidade, uma vez que a correção da visão é uma necessidade que sempre vai atrair clientes.

Entre em contato com os nossos consultores e saiba mais sobre a franquia do Mercadão dos Óculos!