Suporte operacional das franquias – Essencial para desenvolvimento das unidades!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 24/03/2023. Franquias

É comum investidores iniciantes terem uma gestão ruim, isso acontece pela falta de experiência, controle financeiro, marketing e muito mais.

Infelizmente a maioria dos empresários acaba vendo seus sonhos despencarem, virando um verdadeiro pesadelo.


Três em cada dez pequenas empresas fecham as portas em até dois anos de atividade no Brasil, segundo dados do Sebrae.

A pesquisa “Sobrevivência de Empresas” revela que microempreendedores individuais têm a menor taxa de sobrevivência entre os pequenos negócios: 29%.

O franchising conta com uma trajetória de expansão!

Isso ocorre em virtude dos seus fundamentos, como, por exemplo: trabalho em rede, ganhos escaláveis, marcas renomadas e treinamento contínuo.

Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), no segundo trimestre de 2019 foram abertas 3 novas franquias por hora!

Como vocês podem ver, com as franquias os riscos são menores, isso ocorre porque a franqueadora fornece a transferência de know how, com toda experiência acumulada ao longo dos anos, diminuindo a chance de erros operacionais.

A franqueadora tem o intuito de desenvolver a rede eficientemente, fornecendo todo suporte operacional de marketing e vendas.

A junção de todos esses fatores, são essenciais para o sucesso e segurança do franqueado, afinal ele terá respaldo e apoio necessário no dia a dia!


Para te ajudar nessa caminhada, nossa equipe do Mercadão dos Óculos tem a missão de detalhar a importância do suporte ao franqueado e o quanto ele pode ser fundamental para o desenvolvimento da franquia, confira.  

A nova Lei de Franquia (Lei n.º 13.966/2019) garante ao franqueado o direito ao suporte, além de ser uma boa prática, essa assessoria é obrigatória, garantindo que seja repassado aos franqueados tudo o que for necessário para contribuição da prosperidade e sucesso das unidades!

8 vantagens de abrir uma franquia

1. Treinamento inicial (técnico, operacional e gerencial);

2. Assessoria na localização do ponto comercial;

3. Apoio na implantação e inauguração da franquia;

4. Know How,suporte na área comercial, gestão e operação;

5. Assessoria de Marketing e promoções;

6. Supervisão de campo;

7. Convenções e treinamentos;

8. Conte com a ajuda de um plano de negócios pronto, testado e aprovado.

Está empolgado(a) para ter seu próprio negócio?

Muitas vezes a euforia de adquirir a independência financeira fala mais alto do que o senso analítico, e os investidores acabam esquecendo de ler todos os termos oferecidos pelo franqueador.

Aconselhamos que você tenha prudência, evitando futuras dores de cabeça.

O que analisar?

A transparência é um fator muito importante e decisivo. 

Ou seja, uma franquia na qual você pode confiar plenamente, não esconde nenhuma informação!

COF é o caminho confiável.

Em suma, podemos dizer que a COF é um documento criado e redigido pelo franqueador, que deve descrever todas as informações relacionadas à franqueadora.

Informações como, por exemplo, as obrigações e os direitos dos franqueados, a descrição dos aspectos legais, a situação financeira da rede de franquias, etc.

Preparamos um artigo aprofundado sobre a COF, clique e confira.

Por fim, vale destacar que além do suporte, o marketing e suas ações promocionais, são peças-chave na divulgação das franquias.

Por isso é importante que o franqueado estimule o negócio local, chamamos de marketing local, estratégias e ações focadas na segmentação geográfica, responsáveis por atrair pessoas que residam perto da região de determinado estabelecimento.

Tornando-se referência na comunidade onde o seu público alvo está inserido.

A lógica utilizada é a seguinte: concentrar esforços apenas em um público específico, totalmente qualificado, visando investir menos e gerar mais resultados.

Seja por meio de canais convencionais, a partir da distribuição de panfletos, flyers, outdoors nas proximidades da região do seu negócio, ou através dos meios digitais.

Quer se aprofundar mais? Clique nesse artigo de marketing local e entenda como colocar em prática. 

Nós do Mercadão dos Óculos Franchising, sabemos que o objetivo principal de todo empreendedor, seja lá qual for seu ramo de atuação, é sempre o mesmo, ter maior lucratividade e retorno sobre o investimento aplicado!

Somos uma rede de óticas que já está no mercado de franquias há mais de 10 anos e não paramos de crescer.

Nesse período, já conquistamos milhões de clientes e os ajudamos a ter acesso a uma saúde ocular de qualidade por um preço justo!

Como resultado disso, já recebemos diversos prêmios importantes do setor, como, por exemplo:

  • Selo de Excelência em franquias concedido pela ABF por 6 anos consecutivos;
  • 6 anos recebendo 5 estrelas no ranking de melhores franquias do Brasil, pela PEGN;
  • Destaque no ranking da Revista Exame de negócios em expansão;
  • Nota 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui.

Quer saber como você pode fazer parte desse sucesso? Clique aqui.

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