Suporte ao franqueado: entenda a importância

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 19/01/2022. Franquias

São muitas as questões que envolvem o momento de escolha de uma franquia.

Se você acompanha o nosso blog, provavelmente já deve ter visto algumas delas. Hoje, no entanto, vamos falar de uma das principais, o suporte ao franqueado.

Mas por qual motivo isso é tão importante? É disso que trataremos neste artigo, acompanhe a leitura e fique por dentro!

Por que o suporte ao franqueado deve fazer a diferença ao escolher uma franquia?

Muitas das pessoas que investem nas franquias, ainda não conhecem todas as operações que constituem esse tipo de investimento.

Por isso, poder contar com uma equipe destinada ao suporte e resolução de suas dúvidas, acaba tornando o dia a dia mais fluido.

Além disso, oferecer uma equipe de qualidade para o suporte, é algo que faz a diferença, até mesmo, para a franqueadora.

Afinal, ao oferecer um atendimento padrão em todas as unidades, a confiança dos clientes na rede como um todo, aumenta.

Sendo assim, caso esteja em dúvida sobre em qual franquia investir, exclua as que não te oferecem o suporte adequado.

Algumas das vantagens de contar com o suporte adequado dentro de uma franquia são, por exemplo:

  • Treinamento inicial (técnico, operacional e gerencial);
  • Assessoria na localização do ponto comercial;
  • Apoio na implantação e inauguração da franquia;
  • Suporte na área comercial, gestão e operação;
  • Assessoria de Marketing e promoções;
  • Supervisão de campo;
  • Convenções e treinamentos;
  • Conte com a ajuda de um plano de negócios pronto, testado e aprovado.

Como é feito o suporte ao franqueado

Assim como diversas outras coisas, o tipo de suporte ao franqueado pode mudar de uma franquia para a outra. Contudo, existem algumas maneiras que são mais comuns, veja.

A transferência de know-how

O know-how, é a experiência que a franqueadora acumulou ao longo dos anos de atividade, e que passa para os franqueados.

Isso acontece para que o franqueado não precise sozinho, diminuindo a chance de erros operacionais.

Manuais

Os manuais são outras ferramentas de suporte ao franqueado.

Nesse caso, no entanto, a franqueadora elabora um documento com todas as operações testadas previamente detalhadas.

Dessa forma, caso tenha dúvida durante a execução desse processo, você pode consultar o manual.

Treinamentos

Os treinamentos também são ótimas opções para auxiliar no suporte ao franqueado.

Eles podem, por exemplo, acontecer periodicamente, ou sempre que uma nova operação surgir.

Essa é uma das maneiras mais efetivas de auxílio para os franqueados. Já que eles aprendem através de uma espécie de aula, podendo tirar dúvidas ao decorrer da mesma.

Canal para suporte imediato ao franqueado

Além das opções mostradas acima, existe também a mais clássica e comum, que é o atendimento em tempo real.

Mas fique tranquilo, isso não significa que você precisará fazer uma ligação e aguardar a disponibilidade do atendente, embora, caso prefira, essa é uma opção.

A tecnologia possibilita diversos meios de comunicação entre franqueadora e franqueado, como por exemplo:

  • chats;
  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • Instagram;
  • etc.

Além disso, é possível ainda conciliar mais de um tipo de suporte, o que torna o atendimento mais eficaz.

O suporte oferecido aos franqueados MDO comprovam a excelência da marca

Com esse texto ficou claro que uma franqueadora de qualidade oferece o melhor suporte possível ao seu franqueado, certo?

Por isso, no Mercadão dos Óculos, nós contamos com a UCM (Universidade Coorporativa Mercadão), onde oferecemos suporte e treinamento completo para auxiliar nossos franqueados.

Dentro da UCM nós ensinamos, por exemplo, os seguintes conteúdos online:

  • Guia de Líderes;
  • Como Vender mais e melhor;
  • Campanhas de incentivo;
  • Marketing Digital na Prática;
  • Lentes Exclusivas;
  • Equipe de vendas;
  • Introdução a Óptica;
  • Inauguração de sucesso;
  • Administrando seu negócio;
  • Rotinas de loja.

Além de todos os conteúdos EAD, contamos com os seguintes treinamentos com possibilidade presencial:

  • Red Shark para equipe comercial;
  • Mentores com time selecionado de mentoria;
  • Treinamento de Novos Executivos com onboarding completo aos novos franqueados.

Além de tudo isso, nós ainda disponibilizamos o curso exclusivo de ótica, para que os nossos franqueados não tenham nenhuma dúvida no decorrer do processo.

A UCM conta com mais de 90 cursos divididos por temporadas (institucional, Gestão, Liderança, Comercial e Técnica). Além disso, eles somam 450 horas de aprendizado de qualidade, incrível, não é?

Dessa forma ficou fácil entender por qual motivo é tão importante considerar o suporte ao franqueado antes de escolher uma rede de franquias para investir!

Aproveitamos para te convidar a conhecer melhor o Mercadão dos Óculos. Nós atuamos no mercado de franquias há 10 anos, acumulando prêmios, clientes, e franqueados satisfeitos!

Saiba mais sobre a nossa franquia e veja como podemos ajudar a mudar a sua vida! Basta clicar aqui.