Embora o termo Soft Skills esteja se popularizando, para muitos ainda é novidade e motivo de muitas dúvidas.
Nesse contexto, como essa expressão soa para você?
Se está aqui, provavelmente é porque quer saber mais sobre o tema, não é mesmo? Se a resposta for sim, saiba que caiu no blog certo!
A partir de agora, convidamos você a explorar conosco as principais “Soft Skills e Hard Skills” em uma visão abrangente sobre o assunto. Vamos lá?
O que são Soft Skills?
Soft Skills é o termo inglês que engloba as habilidades interpessoais e comportamentais de cada indivíduo. Essas habilidades estão relacionadas a maneira que a pessoa consegue lidar com suas próprias emoções.
Fica a reflexão: aqui entre nós, como andam suas habilidades de gerir emoções e solucionar problemas?
Como você pode imaginar, existem competências cruciais e essenciais quando falamos em cargos de liderança.
Nossa equipe do Mercadão dos Óculos destacou as principais habilidades que um líder precisa ter, confira:
1. Liderança criativa e senso crítico: esse perfil tem pensamentos fora da caixa ao se deparar com grandes desafios e preza constantemente por novas metodologias e inovação.
A base utilizada para as análises são feitas a partir de um planejamento estratégico, dados e métricas.
2. Inteligência emocional: no mundo dos negócios é necessário se adaptar rapidamente às mudanças que são constantes.
Pensando nisso, ter autocontrole é um pilar importante da inteligência emocional.
A capacidade de dominar suas próprias emoções e controlar seus impulsos são requisitos essenciais para uma liderança de sucesso.
3. Boa comunicação: um líder precisa ser claro e eficaz ao se comunicar com seus clientes, sua equipe e fornecedores, tanto por escrito, quanto oralmente. Vale ressaltar que tão importante quanto falar bem, é saber a hora de escutar.
Uma boa comunicação fará com que o líder seja admirado e respeitado pelas pessoas ao redor.
4. Gestão de tempo: em resumo, é a habilidade que o líder tem de gerenciar sua própria carga de trabalho, conseguindo maximizar a produtividade da equipe e garantindo que a entrega seja feita no prazo alinhado com os objetivos e metas da empresa.
5. Resiliência: ser um empreendedor de sucesso, envolve enfrentar muitos desafios e obstáculos ao longo da sua jornada. Sendo necessário utilizar a resiliência para superar as dificuldades constantes. Mesmo diante das adversidades, permanece firme, buscando sua força interior para se recuperar e continuar o trabalho em busca dos seus objetivos.
6. Empatia e motivação: ser líder principalmente é ter aquele papel amigável, que transmite confiança e estimula a equipe a fazer treinamentos para se aperfeiçoar!
Sempre tendo tato para dar feedbacks, sobre tudo construtivos, que realmente agregam valor e melhoram o desempenho profissional da equipe.
Um bom líder, trabalha empatia, colocando-se no lugar do outro, contribuindo para construir um ambiente mais feliz e acolhedor.
Existe diferença entre Hard Skills e Soft Skills?
Sim, existe uma diferença significativa entre Hard Skills e Soft Skills.
Hard Skills são, na verdade, habilidades voltadas às questões técnicas e específicas.
Essas habilidades são tangíveis e mensuráveis, são geralmente adquiridas ao longo da experiência de trabalho ou por meio de treinamentos.
Uma das vantagens é que as Hard Skills podem ser testadas e avaliadas.
Por outro lado, as Soft Skills são habilidades ligadas à personalidade do indivíduo, seus comportamentos e as relações interpessoais!
São características comportamentais ligadas ao senso de liderança, resolução de problemas, empatia, cordialidade, autoconhecimento, ética e inteligência emocional.
Como podem perceber, ambas são habilidades complementares, lembre-se de buscar admiração e retenção dos talentos na empresa, esse fator será muito importante para o crescimento pessoal deles e do seu negócio.
Diz aí, gostou deste artigo? Esperamos que sim, estamos quase chegando ao final da leitura.
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