Determinados tipos de empresas dependem da sazonalidade de negócios, isto é, quando um produto ou serviço está sujeito às flutuações de demanda do consumidor.
Um exemplo é o setor têxtil, que depende da estação do ano e da moda vigente para vender determinado tipo de roupa.
Assim, torna-se importante analisar a sazonalidade do negócio antes de investir, pois a alta rotatividade dos produtos e o tamanho reservado para a estocagem de mercadoria pode influenciar no custo do estoque.
Pensando em questões como essa, trouxemos neste texto alguns cuidados a serem tomados antes de investir. Continue com a gente e descubra quais são!
Como avaliar a sazonalidade de um negócio?
Como o sucesso de empreendimentos sazonais depende do interesse do público, procure setores que permitam a reinvenção do negócio, mas que ainda assim permita contar com produtos clássicos.
Um conjunto de itens que possam ser apreciados o ano inteiro significa uma segurança para os momentos de incerteza.
Quais os impactos?
Negócios sazonais podem exigir menos investimentos e maiores rentabilidades, mas também representa um risco significativo. Afinal, nada garante que os produtos terão saída.
O estoque também é de alta rotatividade, necessitando e mais atenção e de mais tempo organizando e catalogando todos os itens.
Como reduzir os efeitos?
Dê outra função para produtos encalhados, use a criatividade para atrair o público e criar tendências.
O setor de sorvetes vende menos nas épocas frias, mas aposta em doces e até mesmo em sorvetes quentes.
Outra forma de reduzir os efeitos da sazonalidade de negócios é com promoções e ações de marketing para diminuir o estoque.
Como gerenciar as demandas?
Uma ótima forma de gerenciar demandas é por meio de pesquisas e análises mercadológicas.
Procure saber quais as tendências para as próximas épocas e se programe, comece com um estoque adequado e à medida do necessário, encomende mais.
Evite comprar em excesso, pois quanto mais cheio o estoque, maior o esforço para esvaziá-lo.
Como me preparar para o futuro?
Observe os fluxos e refluxos do mercado, existem tendências que retornam com certa frequência e que podem ser exploradas.
Outra forma de se preparar é atentando ao comportamento da sociedade — detectar uma carência no setor ou segmento pode ser decisivo para investimentos futuros.
Empresas que dependem da sazonalidade do mercado necessitam de muita atenção e pesquisas constantes para se adequar às demandas do público.
Uma equipe bem treinada, um sistema atualizado e organizado e uma ótima equipe de marketing auxiliam para que esse tipo de negócio prospere.
Existem os outros tipos de segmentos, que não dependem desta sazonalidade e vendem o ano todo independente das mudanças do mercado.
As franquias de óticas são um ótimo exemplo. Comercializando produtos durante o ano inteiro que independem das flutuações de cada época, pois consistem em uma necessidade básica para muitas pessoas.
Tem mais dúvidas sobre a sazonalidade do negócio? Entre em contato conosco para saná-las e também conhecer o nosso modelo de negócios!