A satisfação do cliente é uma parte fundamental para o sucesso de um negócio! E quando falamos isso, estamos nos referindo a todos os tipos de negócio.
Para explicar isso na prática, imagine a seguinte situação: um cliente sai insatisfeito da loja e reclama com outros possíveis clientes.
Isso é o suficiente para destruir a sua reputação perante essas pessoas.
Pensando em evitar situações como essa, portanto, elaboramos esse texto com as principais dicas para garantir a satisfação do cliente. Acompanhe a leitura e fique por dentro.
Conheça seu cliente
Sim, essa dica pode parecer clichê, mas convenhamos, é praticamente impossível agradar alguém que não conhecemos.
Sendo assim, descubra qual é o seu público, e quais são as coisas que mais o agradam. Para saber mais sobre seus clientes, eis algumas dicas:
- Realize pesquisa de satisfação;
- Mantenha dados cadastrais atualizados;
- Observe a concorrência;
- Atenção aos padrões de compra.
Valorize os feedbacks
Os feedbacks que você recebe dos seus clientes devem receber atenção e servir para otimizar o seu atendimento.
Sendo assim, disponibilize meios para que esses feedbacks cheguem até você. Algumas formas de fazer isso são:
- Disponibilize uma ficha para ser preenchida após o atendimento;
- Envie um link com algumas perguntas para o e-mail ou telefone cadastrado (desde que haja autorização);
- Peça para que algum colaborador seja responsável por perguntar as impressões do cliente e avaliar as respostas que receber;
- etc.
Busque soluções rápidas para as queixas dos clientes
Tenha uma coisa em mente, o cliente pode voltar a frequentar o seu estabelecimento após uma experiência não tão satisfatória, mas caso retorne e nada tenha mudado, ele pode não te dar outra chance.
Por isso, sempre que um problema real for reportado pelos clientes, certifique-se de resolvê-lo o mais rápido possível!
Lembre-se que a satisfação do cliente é fundamental
Existem diversas vantagens que podem ser alcançadas ao garantir a satisfação dos clientes, como por exemplo, as que citaremos a seguir!
Propaganda boca a boca
Essa é provavelmente uma das maiores vantagens alcançadas com a satisfação do cliente.
Quando alguém sai satisfeito de um atendimento no seu negócio, as chances de que essa pessoa indique para outras, são grandes! E como você sabe, nada melhor do que uma recomendação de alguém que já conhecemos.
Ao não conseguir satisfazer um único cliente, você pode estar prejudicando a sua relação com muitos outros.
Aumento do ticket médio
Você sabia que as pessoas tendem a gastar mais em locais nos quais elas gostam do atendimento?
Sendo assim, é importante garantir e padronizar o melhor atendimento possível, com isso, será muito mais fácil aumentar os seus lucros!
Conclusão
Conseguiu entender porque é tão importante trabalhar duro para que a satisfação do cliente seja garantida?
Quer ficar de olho em outras dicas como essa, que podem te ajudar a melhorar a realidade da sua unidade franqueada? Então acompanhe o nosso blog!