Em uma franquia de ótica, franqueado e franqueador têm seus deveres na construção de uma parceria de sucesso. Hoje, queremos falar do treinamento na franquia.
No caso do franqueador, os treinamentos oferecidos ao franqueado e à sua equipe são de suma importância.
Neste post, explicamos como os treinamentos oferecidos pela empresa franqueadora impactam no sucesso de uma franquia. Confira!
A importância do treinamento na franquia de ótica
Todo negócio precisa promover o treinamento dos seus funcionários. Isso para que eles executem suas tarefas com excelência.
Além disso, também porque, ao perceberem que há profundidade no trabalho que executam, se sintam uma peça mais impactante no sucesso do negócio.
Dessa forma, portanto, ficam mais motivados a permanecer na equipe.
Sendo assim, os treinamentos são fundamentais para garantir a qualidade do atendimento e diminuir a rotatividade de funcionários em qualquer tipo de negócio.
Em se tratando de franquias, o treinamento se torna fundamental também para o proprietário do negócio.
Isso acontece porque o franqueado precisa garantir que os processos da sua loja aconteçam conforme o padrão criado pela marca.
Afinal, a marca desenvolveu esse padrão com o intuito de proporcionar à sua loja os melhores resultados.
Por qual motivo padronizar?
Esta padronização é de suma importância, uma vez que é produto dos resultados que o franqueador obteve nos anos de experiência com o mercado no qual está inserido.
Só por meio de bons treinamentos é possível garantir que o padrão seja executado em cada franquia.
O franqueado, portanto, exerce um papel de multiplicador de conhecimento.
Ele participa de treinamentos iniciais, que o introduzem à cultura da marca e o explicam como gerir os processos da franquia e passa para a sua equipe, à medida que contrata novos funcionários, aquilo que aprendeu.
Desse modo, cada novo funcionário pode ser treinado para executar suas funções de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa franqueadora.
O que significa que sem o apoio de uma empresa franqueadora, sua franquia de ótica corre o risco de sofrer com uma alta rotatividade de profissionais.
Além disso, isso facilita a alta incidência de equívocos nos processos da loja e a dificuldade de atuar de acordo com os padrões da marca.
Desse modo, você não será capaz de se valer das vantagens prometidas pelo modelo de negócios do qual se tornou parceiro.
A convenção anual da Mercadão dos Óculos
Desde 2016, a Mercadão dos Óculos vem promovendo a Convenção Anual de Franqueados. Nela, divulgamos os resultados da marca no ano anterior, reconhecendo as franquias mais bem-sucedidas.
Além disso, também ocorrem os desfiles das novas coleções.
As convenções ocorrem sempre no início de cada ano e contam com um clima de comemoração e também de muita aprendizagem, proporcionada pela troca de experiências entre os próprios franqueados e também pela divulgação dos novos direcionamentos para o ano que inicia.
Eventos como este ajudam a identificar uma franqueadora presente. Só parcerias como esta podem oferecer os treinamentos necessários para que você se torne capaz de administrar seu negócio e sua equipe consiga trabalhar de acordo com o alto padrão da marca.
Neste artigo, portanto, vimos sobre a importância do treinamento na franquia de ótica. Analisamos também os benefícios gerados com a convenção anual da Mercadão de Óculos.
Quer saber mais sobre a Mercadão dos Óculos e como são os treinamentos que farão da sua franquia de ótica um sucesso? Então entre em contato conosco!