Ser dono do seu próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas você sabe quais são os riscos de abrir uma empresa?
Independência financeira, flexibilidade de horários e satisfação pessoal são as principais motivações do empreendedores.
Mas, para que tudo dê certo, é preciso considerar também os riscos de abrir uma empresa e estar preparado para enfrentá-los.
Neste post, nós vamos mostrar quais são esses riscos e apresentar algumas alternativas para mitigá-los. Boa leitura!
Quais são os riscos de abrir uma empresa?
Todo empreendedor deve fazer uma análise dos riscos de abrir uma empresa antes de começar a tirar o projeto do papel.
Isso pois, caso contrário, o caminho pode ser cheio de surpresas desagradáveis e prejuízos financeiros.
Deficiência no planejamento
É na etapa de planejamento que o novo empresário vai definir as estratégias e traçar um plano de ação para atingir os objetivos.
Esse fator é essencial para o sucesso da empresa e precisa ser feito com muito cuidado. Afinal, envolve questões cruciais, como análise de mercado, burocracia e entendimento do sistema tributário brasileiro.
Para que seja efetivo, o planejamento deve ser feito por um especialista. Caso contrário, o empreendedor pode sofrer as consequências da deficiência nessa etapa, como resultados abaixo do esperado e até penalidades das autoridades.
Falta de alinhamento com funcionários
Gerir pessoas é uma tarefa complexa. O dono de uma empresa, apesar de ser uma figura fundamental, não consegue fazer o negócio rodar sozinho, e precisa do apoio de colaboradores.
Confiança, bom relacionamento e um plano de carreira estruturado são fatores que motivam o funcionário a fazer um bom trabalho. Contudo, esses pontos não são fáceis de alcançar.
Frustração com o mercado
Muitas vezes, a vontade de fazer a nova empresa dar certo acaba distraindo o empreendedor da realidade do mercado.
Isso pode criar uma ilusão de que ele vai se destacar entre os concorrentes, conquistar clientes e ter um negócio de sucesso em pouco tempo.
Mas, na prática, não é bem assim. É preciso ser muito realista na hora de planejar o empreendimento.
Tomando decisões com base em dados e pesquisando muito sobre o mercado para, dessa forma, não ter decepções e nem prejuízos financeiros no futuro.
Por que abrir uma franquia?
Uma das maneiras mais fáceis de diminuir os riscos de abrir uma empresa é optar por uma franquia.
Já pensou, por exemplo, em montar uma ótica com uma marca reconhecida? Esse modelo de negócio é consolidado e traz muitas vantagens para o empreendedor. Conheça algumas!
Menor risco de fracasso
Quando você abre uma franquia, está se tornando sócio de um negócio que já foi testado antes e, comprovadamente, deu certo.
Por isso, os riscos de fracassar são muito menores do que quando se começa uma empresa do zero.
Estrutura completa e constante
A franqueadora também já tem pesquisas e análises de mercado desenvolvidas, o que ajuda muito na hora de começar as suas atividades.
Dessa forma, você absorve informações sobre o setor, os concorrentes e o público, que são essenciais para o bom funcionamento da loja.
Suporte de especialistas
Caso tenha alguma dúvida ou dificuldades na gestão do negócio, o franqueado pode contar com o suporte oferecido pela rede.
As franqueadoras têm uma equipe de especialistas pronta para prestar consultorias e passar todo o conhecimento necessário para que as unidades tenham sucesso.
Os riscos de abrir uma empresa existem em qualquer tipo de negócio. O que você precisa fazer antes de tirar a sua ideia do papel é analisá-los e encontrar formas de mitigá-los.
Evitando, assim, que o seu negócio sofra consequências desagradáveis.
Se você está pensando em empreender e quer saber mais sobre o universo das franquias, acompanhe nossas redes sociais.
Isso vai possibilitar que você fique por dentro dos nossos conteúdos sobre o tema! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!