Retorno sobre investimento (ROI) como calcular e qual a importância?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 08/06/2021. Franquias

Compreender as maneiras pelas quais os recursos estão sendo empregados e os seus impactos dentro de uma empresa é algo imprescindível para ter um negócio rentável.

Isso, especialmente em um momento tão competitivo e acirrado como os dias de hoje.

Por isso, é essencial aprender como calcular o ROI e qual a importância de fazer esse cálculo.

Se você ainda não está familiarizado com esse conceito, você pode estar cometendo erros no direcionamento do seu capital de investimento.

Além disso, pode estar até mesmo deixando de observar as ações mais efetivas, principalmente ao investir no setor de franquias.

Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é Retorno sobre Investimento?

O ROI, na realidade, é uma sigla, que quer dizer retorno sobre investimento.

Como o próprio nome já diz, a sua utilização serve para entender e mensurar a quantidade de receita que uma empresa obteve de retorno, dada um determinado investimento inicial.

Trata-se de um dos indicadores mais populares e utilizados do mercado, sobretudo pelo time de marketing.

Em outras palavras, o ROI mostrará quanto você obteve para cada real gasto em uma atividade ou ação.

Além disso, o conhecimento do retorno sobre investimento permite identificar onde você está obtendo maiores lucros, quais caminhos são mais benéficos para o seu negócio, quais você deve manter e quais não.

Como calcular o ROI?

Existem algumas variações que podem ser feitas na fórmula usada para o cálculo do retorno sobre o investimento.

No entanto, a versão simplificada e mais comum do ROI é subtrair o custo da receita e dividir esse valor pelo custo.

Depois, é só pegar o resultado e multiplicar por 100, para que fique em percentual e mais fácil de ser visualizado.

Se você investiu 500 Reais em uma ação de marketing, por exemplo, e a receita gerada foi de 1000 Reais, basta aplicar esses valores na fórmula.

Ao subtrair 500 de 1000 e depois dividir pelo custo, você tem o resultado de 1, que quer dizer que para cada Real investido, você lucrou outro. Depois, é só multiplicar por 100, vendo que a receita obtida foi de 100% do valor investido.

Como melhorar o ROI?

Mais do que saber como calcular o ROI, é importante aprender como melhorá-lo, não é mesmo?

Existem muitas estratégias para isso e todas estarão ligadas com as suas chances de sucesso dentro da sua área de atuação.

Uma ação imprescindível é otimizar as suas estratégias de marketing, que ajudarão a fidelizar clientes e conquistar novos.

Além disso, não dá para deixar de falar sobre a relevância de um bom treinamento de equipe.

Esse é um investimento certeiro, que acaba sendo uma das principais medidas para trazer resultados positivos ao seu negócio.

Quando recebem treinamento, os funcionários conseguem exercer melhor as suas funções. Com isso, os objetivos são atingidos com maior facilidade.

Como você pôde ver, calcular o ROI pode ser essencial não apenas para que você conheça melhor o seu negócio, mas também para realinhar estratégias que não estejam sendo tão efetivas.

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