O repasse de franquia acontece quando vendem uma unidade da marca que já está em funcionamento para outra pessoa.
Apesar deste tipo de negócio ser comum e valer a pena para muitos empreendedores, alguns investidores não pensam nessa possibilidade.
Portanto, para que você conheça melhor o processo de repasse de franquias, preparamos este texto. Assim, entenda quem pode fazer esse repasse, por que os repasses acontecem e como realizar.
Quem pode fazer o repasse de franquias?
Em geral, qualquer pessoa que tenha uma franquia em funcionamento pode repassá-la ao próximo empreendedor. Mas, há uma questão que você deve prestar atenção: a transação também depende da franqueadora.
Sendo assim, antes de fechar negócio com o próximo dono da unidade, entre em contato com a franqueadora e converse a respeito do repasse.
Será necessário ler todo o contrato e entender a cláusula que fale a respeito deste tipo de transação.
Por que acontece o repasse de franquias?
Basicamente, o repasse acontece quando o franqueado dono do ponto decide passar para frente o seu empreendimento.
Ou seja, ele vende a uma outra pessoa o direito de trabalhar com a unidade e lucrar com seus serviços ou produtos.
As causas que levam um dono de franquia repassá-la, normalmente, tem relação com o planejamento do empreendimento.
Isto é, às vezes aquele tipo de negócio não faz mais sentido para o perfil empreendedor da pessoa.
Além disso, tome cuidado com as informações erradas, na internet você pode encontrar que uma pessoa repassa o ponto porque ela não está tendo retorno financeiro, mas isso nem sempre é verdade, ok?
Como é feito o repasse de franquias?
Para realizar o repasse de franquia, você precisará seguir as regras estabelecidas em seu contrato com a franqueadora.
É importante destacar que alguns contratos de franquia não permitem que você realize o repasse, mas a maioria permite, desde que você atenda a certas condições.
As condições podem variar dependendo do tipo de franquia e do franqueador, mas geralmente exigem:
1. Aviso da sua intenção de transferência: antes de fazer qualquer contrato para transferir sua franquia, você geralmente terá que notificar por escrito o franqueador sobre sua intenção.
2. Um novo contrato: a pessoa para quem você está transferindo sua franquia deve concordar por escrito em assumir todas as obrigações e responsabilidades decorrentes do contrato de franquia, Como a obrigação de pagar royalties ao franqueador e proteger os segredos comerciais do franqueador.
3. Aprovação do franqueador: segundo a Lei de Franquia, a franqueadora tem direito de se recusar a aceitar a transferência sob certas condições, como falta de experiência comercial, posição de crédito, saúde e recursos financeiros para operar a franquia com sucesso.
4. Pagamento da taxa de transferência: em geral, as franqueadoras cobram uma taxa para transferir uma franquia.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para te ajudar a entender melhor o processo de repasse de franquias.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, fique à vontade para deixar aqui nos comentários. Nossa equipe está à disposição para respondê-las.