Ao entrar no mercado de franquias, é comum realizar pesquisas para entender as regras e as especificidades do negócio. Mas o relacionamento entre as partes, muitas vezes não recebe a atenção que deveria.
Embora algumas pessoas não acreditem, essa é uma parte fundamental, por isso, você deve levá-la a sério. Afinal de contas, é necessário que a comunicação e a convivência entre as partes seja saudável.
Pensando em te ajudar nisso, reunimos algumas dicas que irão te ajudar a entender e a melhorar essa relação. Acompanhe a leitura e saiba mais.
Relacionamento franqueado e franqueadora: estude a COF
A COF é a Circular de Oferta de Franquias, trata-se de um documento que conta com todas as principais informações sobre a franqueadora.
Estudar esse documento facilita, e muito, o relacionamento entre a franqueadora e o franqueado. Afinal, ele apresenta as principais informações sobre os valores e os objetivos da marca.
Além disso, é na Circular de Oferta de Franquia que estão especificados quais são os deveres e os direitos de cada uma das partes.
Utilize canais de comunicação eficientes
Outra dica muito importante para melhorar o relacionamento entre a franqueadora e o franqueado é a escolha de bons canais de comunicação.
Isso pois, a demora na resolução de um problema ou de uma dúvida, pode acabar deixando alguém insatisfeito. E como sabemos, isso afeta seriamente qualquer relacionamento.
Sendo assim é muito importante que haja uma linha de comunicação direta entre a franqueadora e o franqueado.
Mantenha contato frequentemente para melhorar o relacionamento
Vale lembrar que é fundamental realizar reuniões e contatos frequentes entre as partes. Dessa forma, fica mais fácil identificar os problemas com antecedência.
Além disso, quando a franqueadora e o franqueado mantêm contato, a transmissão de novas informações se torna mais eficaz.
Esteja alinhado com os valores da marca
Outra parte fundamental para garantir um bom relacionamento é que o franqueado esteja completamente de acordo com a cultura e com os valores da franqueadora.
Caso isso não ocorra, é praticamente certo de que haverão discordâncias, o que acaba desgastando ambas as partes e, por isso, prejudica o relacionamento.
O reconhecimento de todos os esforços também melhora o relacionamento
Mais um ponto importante para um bom relacionamento entre as partes envolvidas no contrato da franquia é o reconhecimento dos trabalhos feitos. Isso vale tanto para o franqueado quanto para a franqueadora.
Por isso, demonstre sempre que você reconhece os esforços da franqueadora para a manutenção da marca. Assim como ela deve reconhecer os seus pelos cuidados e a responsabilidade com a unidade.
Exerça os seus deveres e cobre os seus direitos
Como vimos anteriormente, a COF é um documento que descreve, entre outras coisas, quais são os deveres e os direitos do franqueado e da franqueadora.
Sabendo disso, portanto, é importante que você realize os seus deveres da melhor forma possível.
Além disso, é necessário também que você verifique o cumprimento dos seus direitos, e caso seja necessário, cobre-os.
Conclusão sobre o relacionamento entre o franqueado e a franqueadora
Após todas essas informações, nós devemos reforçar que um bom relacionamento entre a franqueadora e o franqueado é essencial para o bom funcionamento da marca.
Por isso, coloque todas as dicas aqui apresentadas em prática e veja como isso irá melhorar os seus resultados. Além disso, tenho certeza que elas irão facilitar o seu dia a dia como franqueado.
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