Como manter um bom relacionamento entre franqueador e franqueado?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 04/01/2021. Franquias

As franquias são modelos de negócios seguros, que atraem cada vez mais empresários dispostos a investir em novas unidades de redes. Já pensou sobre o relacionamento entre franqueadora e franqueado?

As marcas já estabelecidas e sólidas no mercado são especialmente atraentes para os investidores.

Para que a parceria seja boa para ambos, no entanto, a qualidade do relacionamento entre franqueadora e franqueado é um aspecto fundamental.

Se a relação desandar com desconfianças, frustrações, falta de comunicação e descaso, os riscos são grandes para a saúde do negócio.

Existem fatores essenciais que contribuem para que esse relacionamento seja positivo.

Neste artigo, vamos explicar como manter um bom relacionamento entre franqueador e franqueado. Confira!

O respeito e a transparência devem ser cultivados desde o início

Para que o relacionamento entre franqueador e franqueado seja realmente saudável, a sinceridade de ambos é fundamental.

Uma parceria de sucesso no mercado de franquias envolve uma série de responsabilidades.

Portanto, ser transparente é um requisito essencial desde o início da relação. Dessa forma, evitam-se falsas expectativas ou falsas promessas.

O franqueador precisa apresentar a rede de franquias de maneira clara e objetiva, e deve falar das possibilidades concretas de lucro e expansão.

Já o empresário candidato a franqueado deve dizer de maneira sincera o que está buscando com o investimento no negócio.

A confiança vem com o tempo no relacionamento entre franqueador e franqueado

A transparência e a sinceridade cultivadas na relação entre franqueado e franqueador, são os valores que vão possibilitar uma relação de confiança.

A confiabilidade não surge de uma hora para a outra, e sim com o tempo.

Os treinamentos e o suporte devem ser eficazes

A realização de treinamentos nas franquias e, além disso, a existência de um bom suporte, também contribuem muito para fortalecer o relacionamento entre franqueador e franqueado.

Essas estratégias aumentam o grau de confiança entre ambos, o que se reflete na capacitação dos funcionários.

O suporte é essencial para guiar o franqueado no caminho certo para atingir as metas da franquia.

Os canais de comunicação devem ser rápidos e eficientes

Para que o relacionamento entre franqueador e franqueado flua bem, os canais de comunicação devem ser eficientes.

É importante que o franqueador estabeleça canais acessíveis durante as atividades de rotina nas unidades da rede.

Esses canais podem ser telefones, aplicativos de mensagem, e-mails, softwares, chats e plataformas específicas para franquias.

O importante, contudo, é que sejam fáceis de usar e acessíveis aos operadores durante as atividades do dia a dia.

A comunicação deve ser imediata em caso de necessidade de suporte para pedidos de materiais e para consultas por parte de gerentes.

Dessa forma, produtos e serviços são feitos sempre com o mesmo padrão de qualidade da franquia e da marca.

Os direitos e deveres devem ser cumpridos por ambas as partes

O cumprimento dos direitos e deveres faz parte do bom relacionamento entre franqueador e franqueado.

Entre os deveres do franqueado está, por exemplo, o de manter a franqueadora sempre bem informada sobre o andamento do negócio.

As unidades devem ainda enviar relatórios de vendas, faturamentos, custos e despesas, mensalmente.

Além disso, a franqueada deve pagar as despesas para a manutenção da unidade. Incluindo os salários de funcionários, pagamentos de fornecedores e aluguéis.

Nos relatórios de vendas, a transparência e a exatidão dos dados são essenciais para evitar qualquer tipo de desconfiança por parte dos franqueadores.

O franqueador, no entanto, tem entre seus deveres o fornecimento de suporte às unidades.

Também deve estabelecer as normas, as políticas e os processos da franquia. Além disso, o treinamento, já que deve oferecer capacitação constante.

O investimento em ações de marketing costuma ser uma responsabilidade do franqueador, de acordo com o contrato assinado.

Essas estratégias de marketing são fundamentais para impulsionar as vendas das unidades.

Os proprietários das redes de franquias também devem manter a Circular de Oferta de Franquia (COF) à disposição dos franqueados.

As reuniões frequentes melhoram o relacionamento entre franqueador e franqueado

O uso de canais remotos, como e-mail, aplicativos e plataformas virtuais, por exemplo, é muito importante para uma comunicação eficiente entre franqueados e franqueadores.

No entanto, as reuniões presenciais são muito importantes para o bom andamento do negócio.

É recomendado estabelecer uma frequência fixa para esses encontros presenciais.

Reuniões remotas até podem ser realizadas, mas as presenciais são fundamentais para aumentar o grau de confiabilidade no relacionamento entre franqueador e franqueado.

Isso porque, as reuniões presenciais demonstram a importância que a rede dá a cada uma de suas franqueadas.

Nessas reuniões, o empresário que investiu no negócio e os representantes da franquia podem trocar ideias e esclarecer dúvidas olho no olho.

Também podem colocar os desafios e as sugestões para problemas cotidianos à mesa.

Cada unidade tem as suas peculiaridades, e uma atenção personalizada deve ser dada às franqueadas.

Isso vale especialmente para momentos críticos, como crises, e para planejar estratégias de marketing de datas importantes, como Black Friday e Natal.

As franquias que oferecem consultorias diferenciadas são vantajosas

Existem franquias que oferecem, além de treinamento e suporte, vantagens diferenciadas, como consultoria de campo no segmento óptico, como o Mercadão dos Óculos.

A marca garante custos mais baixos aos franqueados em relação a outras franquias por conta de laboratórios próprios de fabricação.

O Mercadão dos Óculos consegue manter um ótimo relacionamento com suas mais de 190 franquias espalhadas por todas as regiões do Brasil.

Tanto que 30% das franquias são segundas, terceiras e quartas unidades de franqueados da rede, ou seja, são multifranqueados.

Os aspectos e as estratégias descritas acima são essenciais para criar um relacionamento entre franqueador e franqueado de qualidade.

O bom nível dessa relação vai contribuir muito para a saúde do negócio, que deve ser vantajoso para ambas as partes.

Transparência, sinceridade, credibilidade e atenção personalizada devem existir desde o início.

Este artigo sobre o relacionamento entre os franqueadores e os franqueados foi útil para o seu negócio?

Se você ainda tiver dúvidas sobre o sistema de franquias, entre em contato com o Mercadão dos Óculos agora mesmo!