Redes sociais para empresas: vale a pena?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 21/11/2022. Mercadão dos óculos

As redes sociais fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, e não é de hoje.

A verdade é que sempre que uma rede social cai em desuso, outra aparece para substituí-la.

Um exemplo disso é o Orkut, que fez sucesso no Brasil a partir de 2014 mas, em 2011, passou a ser substituído pelo Facebook.

Hoje, por outro lado, o número de usuários do Facebook é bem mais baixo, e a grande maioria das pessoas utilizam redes sociais como o Instagram.

No entanto, como você deve ter notado, as redes sociais no geral nunca deixaram de fazer parte da vida das pessoas.

Justamente por isso, é importante que as empresas que desejem aumentar a sua receita estabeleçam uma presença forte nesses meios.

Quer entender como e porquê fazer isso? Então acompanhe a leitura do texto.

Principais motivos para estar presente nas redes sociais

Agora que você já entendeu como as redes sociais funcionam, veja quais são os principais motivos para utilizá-las no seu negócio

Alcance orgânico

A primeira coisa que devemos citar como um bom motivo para ter um perfil da sua empresa nas redes sociais, é a possibilidade de alcançar mais pessoas.

No entanto, para fazer isso, é necessário aplicar algumas estratégias, como por exemplo:

  • Interagir com seus seguidores, como por exemplo através de pesquisas nos stories;
  • Postar em horários estratégicos, como o horário de almoço;
  • Utilizar imagens bem feitas e que sejam capazes de atrair a atenção do público;
  • Postar conteúdo personalizado.

Aproximação com os clientes

Quando você estabelece uma presença ativa nas redes sociais, seus clientes veem a sua marca mais vezes ao dia.

Isso acaba causando uma sensação de proximidade, já que o mesmo está habituado a ter a sua marca no dia a dia.

Essa aproximação é de primordial importância quando o cliente decide realizar uma compra, já que o seu negócio estará “fresco” na memória dele.

Aumento do nível de autoridade

Além de tudo o que já mencionamos, as redes sociais também são uma ótima forma de aumentar a autoridade do seu negócio perante o mercado.

Para isso, no entanto, é necessário que você publique conteúdos enriquecedores, que sejam capazes de educar o cliente sobre seu produto, serviço e/ou mercado.

Além disso, uma outra estratégia para tornar-se autoridade é responder aos questionamentos dos clientes, seja nos comentários de postagens ou através de mensagens.

Conclusão sobre a importância das redes sociais

Como você deve ter notado através deste texto, as redes sociais auxiliam as empresas em diversos quesitos.

Sendo assim, que tal escolher a rede que mais te agrada e criar um perfil para o seu negócio? Temos certeza que os resultados serão satisfatórios!

Quer ficar por dentro de outros conteúdos importantes para a administração do seu negócio? Então não deixe de acompanhar as postagens do Mercadão dos Óculos.

Para fazer isso, basta clicar aqui e acessar o nosso blog.