Muitos brasileiros sonham em abrir empresa e se tornarem os patrões de si mesmos.
Infelizmente, a maioria não consegue acumular o capital necessário para investir e, portanto, não têm como abrir um negócio próprio ou uma franquia.
Se você faz parte dessa maioria, portanto, precisa ler o post de hoje!
A seguir, você vai conhecer formas alternativas de reunir o capital necessário para investir. Confira!
Procure um sócio investidor
Em algumas empresas, os sócios compartilham as mesmas atividades, tanto investindo capital na abertura e na manutenção do negócio como atuando na rotina da empresa.
Já em outras, essas funções são separadas e surgem as figuras do sócio investidor e do sócio operador.
Se você não tem o capital necessário para investir, mas possui experiência em gestão e conhece bem o produto ou serviço que pretende oferecer no seu negócio, é necessário então buscar um sócio investidor que confie em você e que tope bancar a sua ideia.
Procure essa ajuda entre amigos e familiares, priorizando aqueles com os quais você já trabalhou e, portanto, conhecem seu comprometimento e competência.
Busque financiamento coletivo
Essa é uma modalidade de reunião de capital que tem se tornado bastante popular nos últimos anos.
Ela consiste na divulgação do seu projeto na internet, em plataformas específicas de financiamento coletivo — como o Kickstarter e, no Brasil, o Catarse e o Kickante —, onde os consumidores conhecerão o seu plano e poderão doar dinheiro para que você possa realizá-lo.
Nesse caso, você precisará apresentar o seu projeto de forma atraente, uma meta de doações que seja suficiente para transformá-lo em realidade e, preferencialmente, também oferecer prêmios às pessoas que o ajudarem, com recompensas melhores para aqueles que doarem quantias maiores.
É possível optar por um esquema em que, caso não atinja a meta, o valor das doações retorne aos doadores, eliminando o risco de receber pouco dinheiro e não conseguir cumprir o prometido.
Considere pedir um empréstimo bancário
De todas, essa é, ao mesmo tempo, a opção mais simples e a mais custosa. Isso porque os juros que os bancos praticam costumam ser muito altos, de modo que você pagará caro pelo dinheiro que pegar emprestado. Sendo assim, o lucro da sua empresa ficará por muito tempo comprometido com os pagamentos das parcelas.
Além disso, no caso de o retorno do investimento não ser rápido o suficiente, você verá a dívida com o banco se acumular e a cada renegociação seu lucro permanecerá preso por mais tempo.
De todo modo, se nenhuma das outras opções funcionou, esse ainda pode ser o empurrãozinho de que você está precisando.
Como abrir um negócio realmente promissor exige uma boa quantia de capital, aproveite bem essas dicas.
É claro que a forma mais segura sempre será acumular o dinheiro necessário com um trabalho anterior — no entanto, isso pode demorar muito.
Então considere aplicar alguma das dicas acima e não perca tempo!
O post foi útil para você? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a encontrarem formas alternativas de reunir o capital necessário para investir!