Hoje em dia o modelo de franquias vem crescendo cada vez mais, e com isso suas diversidades de opções que vem aumentando progressivamente. São vários os modelos de franquias, selecionamos alguns para explica-los melhor.
Nanofranquias
Se você está sem emprego ou tem o sonho de abrir um negócio e usar as suas economias. Esse pode ser o plano certo e o modelo de franquias ideal. As nanofranquias são opção com investimento de até R$ 25 mil reais.
Os faturamento são proporcionais, ou seja uma media de 3 a 5 mil reais mês, seria uma escolha de ter um salários legal sem ter mais patrão.
Em alguns casos as opções são de negócios online, sem a necessidade gastar com espaços físicos para implantar, alguns investidores vêem nesse modelo uma forma de viabilizar o negócio próprio com baixo investimento.
Nesse modelo o franqueado trabalha em regime de home office e a prestação do serviço acontece normalmente na empresa ou na casa do cliente.
Os segmentos são diversos e em sua grande maioria trabalham com a prestação de serviços em limpeza, viagens, fintechs e alguns segmentos de produtos, com baixo valor agregado.
Para aqueles que buscam a liberdade de empreender é um ótimo cuidado, o ponto de alerta fica para a análise de que toda a operação, comercialização e também divulgação da empresa precisa ser feita pelo franqueado com um perfil mais comercial e muito jogo de cintura para lidar com situações de todos os tipos em seu dia a dia.
Microfranquias
Agora se você quer abrir uma empresa (essa já com uma espaço físico) e não possui muito capital para investir, as microfranquias são um modelo de franquias atrativo, os investimentos são de até R$ 80 mil reais. Você poderá abrir sua empresa própria, não terá que investir muito e ainda possui apoio de órgãos especializados como SEBRAE.
Algumas vantagens das Microfranquias:
- Um negócio já testado e aprovado.
- Oportunidade de trabalhar com uma marca que já que possua credibilidade no mercado.
- A franqueadora passa ao franqueado treinamento, material e suporte necessário para a execução da microfranquia.
- Ajuda na escolha do ponto comercial.
- Apoio na divulgação da marca e dos produtos e serviços.
Diferente das Nanofranquias esse modelo de negócio tem um investimento inicial maior e o ponto de alerta vai para você investidor que talvez esteja com o capital bem próximo do investimento total, como todo negócio há inicialmente um período de divulgação e de busca de clientes o que torna o primeiro ano da franquia o mais difícil.
Por isso, é importante reservar capital para investir no giro do negócio, nos primeiros meses ou até mesmo anos que a franquia ainda possa não estar positiva, pois o potencial de faturamento é proporcional ao investimento realizado e em alguns casos esse prazo é maior, por isso faça as contas e tome cuidado com os primeiros meses.
Modelo de Franquias Tradicionais
Chamamos de Franquias Tradicionais, porque é são os modelos de negócio que começaram esse tão rentável segmento de empresa e que vem crescendo cada vez mais no Brasil.
É um modelo que está a mais tempo no mercado, e sendo assim sua estabilidade, rentabilidade, retorno de capital e claro investimentos são maiores, estão segmentos muito variados, e estão se tornando mercado de peso em todo o mundo.
Já temos grandes empresas e grandes marcas que possuem o franchising como a massificação da marca e até mesmo do modelo de negócio mundial.
Seus investimentos são maiores que os anteriores mostrados a partir de R$80 mil reais, porém quem investe nesse negócio sabe que os lucros também serão maiores, que os modelos mais novos e de menores proporções.
Algumas vantagens são:
- Nome forte no mercado.
- Maior certeza e segurança de retornos financeiros.
- Suporte completo pela rede franqueadora.
- Padronização de algo já totalmente testado, aprovado e que já faz parte da imagem da marca.
- Produto com grande apelo e nicho de mercado direcionado.
Nesse modelo o alerta vai para a seleção e treinamento de pessoas, nos dois modelos anteriores em muitos casos o franqueado opera sozinho ou com uma equipe pequena de colabores. Já nesse modelo é necessário em alguns casos equipes especialistas ou ainda muito bem treinadas para realizar os atendimentos dentro do padrão da franqueadora.
Por isso, é importante pesquisar muito sobre a franqueadora, quem são seus diretores, qual o conhecimento e especialidade que possuem no mercado, como o negócio começou, quais as projeções de crescimento para os próximos e o crescimento e satisfação dos franqueados atuais.
Como o investimento é maior é importante o destalhamento do Plano de Negócios e também uma avaliação mais profunda do contrato, para que não ocorram nenhuma surpresa ou até mesmo seja criado uma falsa expectativa para o negócio.
Não compre a franquia mais comercial, compre aquela que traz mais resultados para o franqueado da rede, dentro de seus investimento, busque aquela que está tem franqueados que já estão na segunda ou terceira unidade, em períodos diferentes de tempo, esse é um excelente termômetro que o negócio vai bem e tem potencial.
O modelo de franquias diferencial do Mercadão dos Óculos
Cada um dos modelos de franquias tem seus pontos fortes e pontos de alerta, em alguns os resultados são mais altos e atrativos e em outros os retornos são mais lentos e necessitam de maior dedicação do franqueado.
Os modelos mais regulares como os das Franquias de Loja o desafio maior fica no conhecimento sobre o mercado, as experiências e também direcionamentos que possam fazer sua loja e seu negócio alavancar.
Além do suporte e acompanhamento dos franqueados no Mercadão dos Óculos, desde o fechamento do negócio, escolha do ponto, inauguração e operação da unidade você recebe suporte, treinamento e acompanhamento com uma equipe especializada em franchising e também no ramo ótico, para que seu negócio tenha o maior sucesso possível em sua cidade e região.
Com diretores com mais de 40 anos no ramo ótico e mais de 15 anos em franchising, o apoio oferecido por toda a equipe do Mercadão dos Óculos, faz com que ela tenha grande potencial em retorno de capital, margem de produtos e principalmente no lucro líquido do negócio, que tem sido uma dos grandes diferenciais do Mercadão dos Óculos, frente à outras empresas do segmento.
E estamos buscando um sócio regional, já somos mais de 450 franquias em todos o Brasil, mas ainda temos muitos locais e o Mercadão dos Óculos pode ser o negócio que você está procurando!
E ai? Vai apostar em um modelo seguro e estabilizado em um mercado em franco crescimento? Então Venha ser Mercadão dos Óculos.