Você conhece a relevância do ponto de venda para os negócios? Trata-se de um dos elementos mais importantes na hora de abrir a sua franquia, porque impacta diretamente nas possibilidades de sucesso e ganho de resultados.
Todas as estratégias de negócio, por mais valiosas que sejam, de nada adiantam se a escolha do PDV for feita sem um estudo prévio. É o local do seu negócio que dita as regras dos resultados, pois precisa impactar o seu público-alvo.
Confira, a seguir, por que a escolha do ponto de venda precisa ser prioridade na abertura da sua franquia!
Melhora a experiência do cliente
Um ponto de venda bem escolhido traz a vantagem de proporcionar experiências agradáveis ao consumidor, seja pela qualidade da localização ou pela infraestrutura adequada. Você deve investir em um local arejado, bem iluminado e de fácil acesso.
A decoração e ambientação também têm relevância, mas elas estão diretamente ligadas às possibilidades de acordo com a infraestrutura. Lembre-se também de pensar estrategicamente de acordo com o modelo de negócio: existem vários tipos e formatos para proporcionar experiências diferenciadas!
Facilita a fidelização e a acessibilidade ao produto/serviço
O ponto de venda também ajuda a definir a fidelização do seu cliente. Quanto mais acessível, melhor será o relacionamento e a busca pelos produtos ou serviços oferecidos. Para isso, é importante conhecer o seu público-alvo e entender os hábitos de consumo. Ter um ponto de venda alinhado ao perfil do consumidor ajuda a fidelizá-lo, mesmo pela questão da experiência.
O cliente deve se sentir confortável para querer voltar, bem como receber um bom atendimento. Uma infraestrutura que facilite a visualização dos produtos ou da execução dos serviços também influencia nesse sentido, já que inspira confiança e credibilidade.
Dá visibilidade para a marca
Um senso comum em relação ao ponto de venda é a visibilidade que ele proporciona ao negócio. Quanto mais estratégico, maiores são as chances de bons resultados e lucratividade. Porém, alguns cuidados são necessários.
Para que a marca tenha visibilidade, ela deve ter uma boa relevância dentro do setor de atuação, além de inspirar qualidade e confiança. Por isso, se a ideia é investir em negócios lucrativos, uma franquia costuma ser a melhor opção.
Outro cuidado é a relevância do setor para o público local. Ser o único fornecedor do serviço ou produto da região parece o melhor dos cenários, mas faça uma análise prévia do por que a concorrência ainda não se instalou na região. É falta de visão nas oportunidades ou falta de público mesmo?
Melhora a comunicação com o público
Mais um ponto de destaque na escolha do PDV é a qualidade da comunicação com o público. A infraestrutura mais uma vez tem peso importante na forma de se engajar com o consumidor, seja por uma vitrine de fácil visualização ou uma fachada que permita expor displays e cartazes.
A comunicação precisa ser clara, você deve se preocupar não só com o conteúdo, mas com a forma de exposição. Um local estratégico com boa infraestrutura permite se destacar nas mensagens que visam atrair a clientela, principalmente quando a rede estabelece campanhas de ofertas e promoções atrativas.
Entendeu a relevância do ponto de venda para o seu negócio? Então estude muito bem o local escolhido para a franquia com o intuito de gerar resultados! Se você gostou deste conteúdo, siga o Mercadão dos Óculos nas redes sociais e acompanhe as nossas dicas para o seu negócio! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube.