Qual a importância de avaliar o mix de produtos da franquia?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 27/08/2019. Mercadão dos óculos

O mix de produtos é um detalhe no conceito de franquias que deve ser analisado com muito cuidado.

Afinal o portfólio influencia bastante no sucesso do negócio e precisa ter uma variedade adequada, levando em conta qualidade e pertinência.

A escolha da rede precisa ser pensada de acordo com o setor. Conhecer o público-alvo da franquia e a clientela da localização em questão é um bom ponto de partida.

A segmentação também é fundamental para determinar quais são os artigos que a sua franquia precisa ter.

Ao avaliar o mix de produtos de uma rede, você precisa ter cautela com o que é oferecido. Confira a seguir alguns pontos para entender o portfólio do negócio!

Chances de obter prejuízos com um extenso mix de produtos

Variedade é fundamental para realizar boas vendas, mas nem sempre um portfólio extenso é sinônimo de sucesso. Afinal de contas, não adianta ter um mix grande se faltar atratividade.

É aquele famoso contraste entre quantidade e qualidade.

Se a rede tem um portfólio bastante variado, mas os produtos são fracos em popularidade, isso pode gerar prejuízos. Às vezes, vale mais focar em produtos com garantia de sucesso do que ofertar vários modelos.

No entanto, quando saber quando investir em quantidade? Pra isso, basta analisar o público-alvo e o histórico de vendas das demais franquias.

Pesquisa de análise e acompanhamento de resultados

Mesmo depois que você começou o negócio, precisa atualizar o seu mix de produtos. Afinal, não vai seguir com as mesmas opções eternamente e, de fato, você precisa seguir tendências.

A troca do portfólio precisa levar em conta as estratégias da rede, pesquisas de mercado e as avaliações das vendas.

Os KPIs — Key Performance Indicator ou indicadores-chave de desempenho — são índices que você também deve consultar, porque ajudam a entender o andamento do negócio e qual caminho seguir na hora de mudar as estratégias.

Por isso, entenda como a sua rede trabalha essa questão antes de investir no novo empreendimento.

Estratégias de marketing bem direcionadas

Nem tudo depende só do mix de produtos. Os resultados também recebem o impacto de uma boa estratégia de marketing. E a verdade é que os itens mais divulgados pela rede da franquia são os que mais têm grande potencial de vendas.

Por isso, verifique quais são os carros-chefes das campanhas da rede, qual é a percepção do público em relação a esses produtos e até a reputação da rede.

O marketing é a ferramenta principal para gerar impacto no mercado e atrair as atenções para uma marca, então, também é essencial para avaliar a qualidade do seu mix.

Destaques da concorrência

Não são só as filiais da mesma rede que mostram o caminho a seguir. Acompanhar as ações da concorrência também ajuda a determinar quais são os produtos que você precisa ter no seu portfólio.

As outras marcas ajudam a desenhar as tendências no setor e a rede da sua franquia precisa traçar estratégias para superar a qualidade oferecida pelas demais atuantes.

Conhecer o que é ofertado de forma geral é uma maneira de trabalhar com inteligência o seu mix de produtos.

Se a sua rede falhar em entender o comportamento do mercado, tem grandes chances de fracassar nos resultados de venda. Por isso, procure sempre avaliar os pontos listados acima a fim de determinar se o seu mix de produtos é pertinente.

Entre as vantagens, o seu negócio vai ganhar espaço para crescer nos shares, conquistar clientes e alavancar força na competitividade, sem depender de um único item.

Se você procura uma franquia com capacidade para proporcionar um bom mix de produtos, descubra a qualidade que o Mercadão dos Óculos tem a oferecer.

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