Um conceito muito interessante para aplicar nos negócios é a psicologia das cores, pois utiliza características simples para despertar sensações nos clientes da loja.
Elas têm muita influência nas nossas emoções e decisões e, além disso, podem dar diretrizes à forma como nos relacionamos com o mundo, tanto no ponto de vista físico quanto mental.
A psicologia das cores surge como um estudo da percepção desses elementos pelo homem. Ela analisa como o cérebro processa as informações visuais, podendo mudar nosso humor e reações ao interagir com elas.
Cada tonalidade é carregada de um significado e impacta de forma diferente as nossas ações. Por isso, a psicologia das cores tem papel de destaque nas vendas de um produto ou serviço, a partir de estratégias de marketing.
Para você entender melhor o poder da psicologia das cores no seu plano de ações, listamos algumas estratégias que podem ser adotadas a partir desse conceito. Veja, a seguir!
Aplicações na marca
A escolha da cor para representar a sua marca deve ser feita de forma estratégia.
O logo é o principal elemento de conversação com o público, estando presente tanto nos canais digitais como no ponto de venda. Por isso, deve exprimir a mensagem exata do que você quer passar.
O conhecimento sobre psicologia das cores ajuda nessa missão, mas pode fazer ainda mais pelos seus resultados.
A partir de estratégias bem trabalhadas de marketing, você também consegue associar as cores ao seu posicionamento de mercado, ao histórico da marca, criar uma tradição e direcionar a sua reputação.
Bons exemplos disso são o McDonalds, com vermelho e amarelo, e o Nubank, que usa o roxo. A forma como o conceito é aplicado no PDV também é importante.
Os elementos cromáticos ajudam, por exemplo, a destacar um produto ou definir o melhor lugar na prateleira para o carro-chefe do seu portfólio, por exemplo.
A cor ideal pode ajudar o cliente nas tomadas de decisão e, por fim, fazer a compra.
Definição dos objetivos
Para que as cores mostrem seu potencial, é necessário definir os seus objetivos. Quais são os resultados pretendidos? Você quer vender ou deseja algo além? Lembre-se do poder de comunicação desses elementos e aproveite-os de forma mais estratégica.
Provocar inspirações e admirações, por exemplo, é uma forma indireta de melhorar os resultados e permite criar vínculos mais fortes com os consumidores.
Isso pode ser feito desde um aspecto minimalista, como a aplicação em um display específico, por exemplo, até um cenário mais amplo, em toda a loja.
Pense, além disso, nas correlações com eventos e estações específicos, como o Natal (vermelho) e até mensagens de paz (branco) ou luto (preto). Mostrar empatia e sintonia com as diversas situações é uma forma de engajar clientes.
Análise de mercado
A construção de marca e a definição dos objetivos são essenciais para criar um relacionamento com os clientes. Porém, a psicologia das cores para a sua loja também deve levar em conta os perfis dos seus consumidores.
Logo, você deve realizar estudos de mercado, determinar quem é o público que pretende alcançar e entender que sensações o seu negócio precisa aflorar nessas pessoas.
Essa análise permite perceber quais são as cores relacionadas ao seu setor de atuação, por exemplo, e até verificar se seus concorrentes fazem uso da psicologia das cores na marca.
Verifique, também, os hábitos dos clientes. O estilo de vida pode estar ligado a uma cor específica, e se conectar com os tons em questão ajuda a estabelecer maior vínculo com o seu público.
A partir das estratégias listadas, a psicologia das cores pode influenciar o seu negócio como um todo, contribuindo para alavancar os ganhos e resultados do negócio.
Os benefícios vão muito além, culminando na fidelização dos clientes e no posicionamento mercadológico.
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