A saúde visual infantil, embora pouco discutida no dia a dia, é extremamente importante. Algumas pessoas acreditam que problemas de visão acometem apenas adultos, mas não é bem assim.
Quando uma criança nasce, é feito o “teste do olhinho”, fundamental para identificar problemas de visão. Preferivelmente, o teste acontece antes da alta hospitalar, no entanto, pode ocorrer até os 30 dias após o nascimento.
Apesar disso, a maioria das pessoas não voltam a levar seus filhos ao oftalmologista.
Principais problemas de visão em crianças
Apesar de poucas pessoas saberem, existem diversos problemas visuais que afetam bebês, crianças, e adolescentes. Nesses casos, o diagnóstico precoce é fundamental para o melhor resultado do tratamento.
Justamente por isso, até que a criança complete 2 anos, é essencial visitar o consultório de oftalmopediatria a cada 6 meses.
Entre os problemas de visão mais comuns entre crianças, temos, por exemplo:
Miopia
A miopia é um problema muito comum tanto em crianças quanto em adultos. Em suma, é quando de perto, a pessoa enxerga perfeitamente, mas de longe, não consegue ver com clareza.
O motivo para isso é o alongamento do globo ocular, que faz com que a imagem não se forme corretamente. Esse problema costuma ser hereditário.
Astigmatismo
O astigmatismo, por outro lado, é um problema que afeta tanto a visão de curta quanto de longa distância.
A responsável por ocasionar esse problema é uma alteração na curvatura da córnea. Assim como a miopia, o astigmatismo é um problema muito comum, acarretando cerca de 60% dos brasileiros.
Hipermetropia
Ao contrário da miopia, a hipermetropia se trata da dificuldade em enxergar objetos próximos.
A hipermetropia é um erro de refração, que faz com que as imagens sejam focadas atrás das retinas.
Estrabismo
A principal causa do estrabismo, é a hipermetropia. Basicamente, chamamos de estrabismo um distúrbio na função dos músculos oculares.
Isso faz com que os dois olhos não fixem no mesmo local ao mesmo tempo.
Doenças maternas que podem ocasionar problemas de visão em crianças
Além dos problemas de visão hereditários, algumas infecções maternas podem prejudicar a saúde visual dos bebês. Por isso, é muito importante fazer o pré-natal completo.
Toxoplasmose
Trata-se da infecção pelo protozoário “toxoplasma gondii”, encontrado nas fezes de gatos e demais felinos.
Além disso, ingerir carnes cruas também pode ocasionar toxoplasmose, inclusive, é a forma mais comum de contágio.
Sífilis
Quando acontece na gravidez e não recebe o devido tratamento, a sífilis pode ocasionar diversos problemas ao bebê, como surdez, cegueira, problemas nos ossos e neurológicos.
Herpes
A herpes pode ser adquirida através do contato físico com o portador, ela é uma infecção causada pela bactéria herpes simplex vírus. A doença pode se manifestar em diversos locais do corpo.
Como a pandemia afeta a saúde visual infantil
Além do que já foi mencionado, o uso de telas também pode causar graves problemas de visão nas crianças.
Como sabemos, durante a pandemia, esse uso aumentou. Afinal, por conta do isolamento social, a educação infantil passou a acontecer na modalidade EAD.
Além disso, muitos pais precisavam trabalhar ao mesmo tempo em que ficavam com seus filhos, e a tela acabava se tornando uma grande aliada.
O problema das telas é a diminuição da frequência com que piscamos, o que acontece naturalmente e sem que possamos perceber quando estamos concentrados, com isso, ocorre o ressecamento ocular.
A Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda que crianças de até dois anos, não tenham nenhum tipo de acesso à telas. Para crianças entre 2 e 5 anos, o ideal é que o uso da tela seja de, no máximo, uma hora por dia, para crianças entre 6 e 10 anos, duas horas, e os maiores, três horas.
Apesar disso, sabemos que com as atividades online, esse tempo aumentou, inevitavelmente. No entanto, o recomendado é que se façam pausas para o descanso ocular.
Nesse momento, portanto, olhe através de uma janela, a luz natural e o ato de olhar para o horizonte vão relaxar seus olhos, diminuindo as chances de problemas.
Sinais de problemas de visão em crianças
Além das consultas periódicas, por exemplo, existem alguns sinais que podem indicar problemas de visão em crianças.
- Se aproximar muito da televisão ou deixar livros muito próximos ao rosto;
- coçar os olhos constantemente;
- semicerrar os olhos para enxergar melhor;
- inclinar a cabeça para assistir ou ler algo;
- dificuldade para ler sem usar os dedos como guias,
- lacrimejar em excesso;
- queixar-se de dores de cabeça;
- fechar um dos olhos para ver algo;
- sensibilidade à luz.
Caso seu filho se encaixe em um ou mais desses problemas, é fundamental procurar um profissional.
Como é feito o tratamento dos problemas de visão infantil
Na maioria dos casos, quando falamos de crianças, o tratamento é feito com o uso de óculos e lentes de contato. No entanto, em casos mais graves, pode ser necessária intervenção cirúrgica.
No Brasil, cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão, portanto, necessitam de óculos.
Para escolher a armação ideal para os pequenos, é necessário ter atenção. O ideal, no entanto, é que sejam escolhidas armações leves e confortáveis, que tornem o uso mais tranquilo.
O Mercadão dos Óculos tem como propósito cuidar da saúde visual para transformar a vida das pessoas, por isso, você encontra diversos modelos e preços de óculos adequados para todos os tipos de pessoas.
Quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados à saúde dos seus olhos? Acompanhe o nosso blog!