O empreendedorismo está em alta no Brasil e no mundo todo. Isso porque as pessoas têm buscado cada vez mais ter o seu próprio negócio e sua independência financeira.
Segundo dados de um relatório emitido pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), “23,3% da população adulta do Brasil abriu um negócio em 2019.”
O relatório também estimava que em 2020 o índice chegasse a 25% de adultos empreendedores. – Dados da pesquisa feita pela GEM.
Por conta dessa busca pelo empreendedorismo, abrir uma franquia também passou a ser uma oportunidade muito procurada pelos empreendedores.
Podemos dizer, além disso, que abrir uma franquia é mais atrativo para os novos empreendedores do que começar um negócio do zero.
Isso porque, geralmente, eles possuem pouca experiência com gestão e administração de negócios e criação de processos.
Para auxiliar os empreendedores que estão pensando em abrir uma franquia mas não sabem por onde começar, criamos esse texto com pontos que eles devem analisar antes de tomar uma decisão. Confira!
Pontos que você precisa analisar antes de abrir uma franquia
1 – Pesquise sobre as franquias que você pensa em investir
Existem muitas redes de franquia, por isso, antes de adquirir uma, recomendamos que você faça uma pesquisa sobre as franquias que te agradam.
Essa pesquisa vai servir, por exemplo, para te mostrar todos os pontos positivos e negativos da rede de franquia.
Durante esse processo muitas opções serão descartadas por, por exemplo, estarem acima da sua capacidade de investimento, por exigirem um perfil de franqueado que não é o seu, por não estarem disponíveis em sua região etc.
Depois de descartar todas aquelas que não atendem às suas expectativas, por fim, é chegada a hora de começar a seleção das melhores.
Agora, é o momento de você criar comparações entre as melhores opções e analisar cada uma delas individualmente.
Analise, por exemplo, os seguintes critérios: afinidade pela marca, reconhecimento da franquia, ROI, valor do investimento inicial etc.
2 – Conheça a fundo a franquia que você escolher
Depois de analisar as redes e chegar a conclusão sobre qual negócio você deseja abrir, é hora de conhecer a fundo a franquia que você vai adquirir.
Analise se essa franquia é apenas a sensação do momento ou se ela tem capacidade de se manter no mercado por tempo indeterminado.
Não deixe, além disso, de visitar a franqueadora e de conhecer todos os processos operacionais da rede. Entenda também qual é o suporte que o franqueador oferece ao franqueado.
Pontos que também merecem atenção são por exemplo:
- Quantas unidades da marca estão em operação?;
- Alguma franquia já foi revendida?;
- Alguma unidade já chegou a falir?;
- Os franqueadores oferecem treinamentos e estão dispostos a ajudar os franqueados?.
Além disso, é importante analisar a quanto tempo a rede de franquia está em operação.
Investir em uma rede que já tem mais de 10 anos de operação, mas que só começou a franquear há um ano também pode ser muito perigoso.
O tempo de franqueamento é tão importante quanto o tempo de existência da empresa.
3 – Antes de abrir uma franquia, converse com os franqueados e ex-franqueados
Se você conseguiu chegar a conclusão sobre a franquia que você vai investir, é hora de começar a conversar com franqueados e ex-franqueados.
Procure falar com franqueados que estão operando na franquia há bastante tempo e também com aqueles que acabaram de ingressar no negócio.
Ao falar com os franqueados, questione, por exemplo, quanto eles desembolsaram para inaugurar a unidade, como foram os treinamentos, como estão as vendas, a qualidade do suporte etc.
Não se esqueça de perguntar sobre o capital de giro necessário para aquele negócio.
Quando for falar com os ex-franqueados, por outro lado, esteja preparado para ouvir opiniões negativas e saiba como filtrá-las.
4 – Analise o valor do investimento inicial, os gastos e o retorno
Na hora de abrir uma franquia, é comum que os empreendedores analisem apenas o investimento inicial que aquele negócio exige.
É necessário dizer que essa prática pode ser um tanto quanto negativa, pois ela não mostra a realidade daquele negócio e não fala sobre possíveis gastos inesperados e não projeta os lucros.
Por isso, antes de abrir uma franquia, é preciso fazer uma análise sobre o investimento inicial, os gastos e o retorno que aquela empresa pode ter.
Coloque todos os dados financeiros relacionados à franquia numa planilha e faça análises sobre o cenário.
Se faça, por exemplo, as seguintes perguntas: quando o investimento inicial será pago? Quanto tempo até você começar a ter lucro? Existem grandes riscos de falência?
Se o resultado de tudo isso for positivo, é hora de você abrir a sua franquia!
Passo a passo que você deve seguir na hora de abrir uma franquia
Acima, falamos sobre os pontos da franqueadora que você deve analisar antes de adquirir a sua unidade.
Agora, vamos te mostrar qual o passo a passo que você deve seguir para tirar os planos do papel e abrir uma franquia. Confira:
- Avalie o seu perfil empreendedor e certifique-se que aquele negócio tem tudo a ver com você;
- Pesquise o mercado da sua cidade e saiba se aquela franquia faria sucesso ou não;
- Escolha o modelo de negócio que tem mais combina com o seu perfil empreendedor;
- Entre em contato com a franqueadora para fechar o negócio;
- Alugue ou compre o ponto comercial ideal para a abrir a franquia;
- Inaugure a sua loja e trabalhe para alcançar o sucesso.
Seguindo esses passos que te mostramos acima, certamente seu negócio será um sucesso e a sua franquia chegará a lugares muito altos!
Esse texto foi útil para você? Se a resposta for sim, compartilhe-o com outras pessoas e dissemine o conhecimento sobre como abrir uma franquia.
Para continuar navegando em nosso blog, leia o seguinte artigo: Franquias em cidades pequenas são um bom negócio?