Elaborar um plano de comunicação para a sua franquia é algo que faz total diferença nos resultados.
Pensando nisso, trouxemos nesse texto os motivos para isso ser tão importante. Além disso, mostraremos algumas dicas para que você possa colocar em prática no seu negócio.
Acompanhe a leitura e saiba mais!
A comunicação é fundamental na história dos seres humanos
No dicionário, a definição da palavra “comunicação”, é a seguinte:
“Ato que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre o transmissor e o receptor, através da linguagem oral, escrita ou gestual, por meio de sistemas convencionados de signos e símbolos”
Com base nisso, podemos concluir que a comunicação é uma ferramenta indispensável para garantir uma aproximação e entendimento entre as pessoas.
Sabendo disso, fica claro que para que o seu negócio dê certo é importante que você se comunique — com sua equipe de funcionários, seus investidores e seus clientes.
Elaborar um plano de comunicação, portanto, é algo que irá te ajudar a manter um padrão otimizado, tornando mais fácil a elaboração de metas e objetivos.
Como elaborar um plano de comunicação para sua franquia?
Agora você já conseguiu entender a importância de elaborar um plano de comunicação, certo? Então veja algumas dicas para que você possa levar essa estratégia para dentro do seu negócio.
Estude o seu segmento
Conhecer o segmento de atuação a fundo é essencial para qualquer estratégia dentro da sua empresa, com o plano de comunicação, isso não seria diferente.
É importante, por exemplo, que você saiba como se comunicam as empresas de maior sucesso na área, assim como o que os clientes elogiam ou reclamam.
Estude a sua empresa
Depois de fazer uma análise do seu mercado de atuação, é importante que você analise a sua empresa.
Tenha como base o que você descobriu dos seus concorrentes de sucesso, como as estratégias aplicadas por eles podem te ajudar com o seu negócio?
Quais dos pontos negativos também estão presentes no dia a dia da sua unidade? Tudo isso irá servir para que você elabore um plano de comunicação mais otimizado e assertivo.
Plano de comunicação: trace metas
Quando você não sabe exatamente onde quer chegar, e quais resultados quer alcançar, você nunca chegará a lugar nenhum.
Por isso, durante a elaboração do seu plano de comunicação, tenha em mente quais resultados deseja que isso traga para dentro do seu negócio.
Entenda o veículo de comunicação que vai usar
Existem diversos meios para que você possa se conectar com os seus clientes, funcionários e etc. Além disso, como sabemos, cada canal dispõe de um estilo de comunicação.
Por isso, conheça os canais que irá utilizar, e utilize uma linguagem adaptada para cada um deles, dessa forma, suas interações se tornarão mais fáceis.
Conheça também o seu público alvo
Assim como você deve se adaptar ao meio de comunicação, é importante também conhecer seu público alvo.
Saiba o que chama sua atenção, e qual a melhor maneira para se comunicar com eles.
Plano de comunicação: defina etapas e prazos
A elaboração de um cronograma é fundamental para qualquer ação realizada dentro dos negócios.
Por isso, antes de começar sua ação de comunicação, estabeleça os prazos para cada etapa a ser realizada.
Avalie os seus resultados
Após colocar o seu plano de comunicação em prática, é importante ressaltar que o trabalho ainda não acabou.
É necessário que você avalie os pontos que deram certo e os replique, assim como altere os pontos que deram errado.
Conseguiu entender como elaborar um plano de comunicação? Esperamos que sim!
Para ficar por dentro de outros assuntos relacionados às franquias, acompanhe o nosso blog.