Pesquisa de mercado: por que realizar?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 10/06/2020. Negócios e investimentos

Todo empreendedor deseja alcançar o sucesso e ter ótimos resultados. Contudo, sem estratégias bem-definidas, esses objetivos dificilmente são atingidos.

Dessa forma, uma ação essencial para o plano de negócios é realizar uma pesquisa de mercado.

Trata-se de uma ação para realizar um diagnóstico sobre a área de atuação, identificando o comportamento da concorrência, preferências do público-alvo, pertinência do local escolhido, entre outros aspectos.

De forma geral, ela ajuda a guiar as tomadas de decisão, reduzindo, dessa forma, os riscos.

A pesquisa de mercado costuma ser feita a partir de questionários e entrevistas, com perguntas que apontam potenciais problemas, desafios e oportunidades, por exemplo.

Ao mostrar o cenário mercadológico, ela ajuda o empreendedor a evitar situações que prejudiquem o negócio.

Levantamos a seguir algumas características que reforçam a importância de executar essa ação no seu planejamento. Confira!

Identifica a viabilidade de investimentos

Escolher o nicho de mercado para atuar pode ser uma decisão inteligente ou um tiro no pé.

Mesmo com uma noção sobre as movimentações do mercado, tomar essa decisão com base em especulações pode levar a frustrações e problemas no futuro. Por isso, a pesquisa de mercado é muito importante nesse quesito.

Com dados precisos, no entanto, o empreendedor tem mais parâmetros para tomar a decisão certa.

As informações proporcionam uma garantia de que o setor realmente tem demanda de acordo com características específicas, como a região escolhida para atuar. Assim, garante-se a viabilidade para investir no nicho em questão.

Detecta possíveis oportunidades

Ao avaliar o nicho, a pesquisa de mercado detecta as oportunidades e mostra o caminho para aproveitá-las adequadamente.

Mesmo que a área seja propícia para negócios, o empreendedor ainda precisa saber como identificar os momentos de agir.

Os dados da pesquisa podem mapear as necessidades do público que ainda não foram exploradas pelos concorrentes, levando a resultados ainda melhores.

Com isso, o empreendimento ganha chances de se tornar pioneiro e criador de tendências.

Revela o perfil do cliente

Sem conhecer o seu cliente, fica difícil determinar quais são as necessidades do mercado. Não adianta oferecer um produto esperando que o público se interesse por ele sozinho.

Saber como despertar essa demanda e como se conectar com o consumidor é a chave do sucesso de qualquer empresa.

A pesquisa de mercado mostra detalhes personalizados do público, ajudando a construir a persona ideal para o seu marketing.

Ao utilizar essa ferramenta, busque questões que apontam preferências, opiniões, expectativas e hábitos de consumo, pois detalhes como esses são fundamentais para guiar as estratégias.

Demonstra erros estratégicos

A pesquisa de mercado pode ser realizada em qualquer momento. Quando o negócio já está funcionando, ela ajuda a identificar as falhas nos processos para fazer correções.

Quanto antes os erros forem excluídos, menores são os efeitos negativos para a empresa. Já um empreendimento ainda em planejamento consegue redesenhar as estratégias para começar no caminho certo.

Os erros estratégicos podem estar em várias etapas do processo, seja na forma de atendimento, na cultura interna ou na gestão empresarial.

Removê-los pode ser a diferença para permitir um crescimento mais rápido do negócio.

Se você quer ter segurança nos seus investimentos e vê-los ir ao encontro de suas expectativas, realize a pesquisa de mercado sempre que necessário. Essa etapa é essencial para o sucesso do seu negócio.

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