Perfil de consumidores do seu negócio: saiba como mapear

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 10/03/2021. Negócios e investimentos

O perfil dos consumidores é um critério extremamente importante para a empresa organizar suas estratégias de marketing e captação de clientes.

Afinal, todo negócio deve contar com um público-alvo — que, por sua vez, pode ser muito abrangente, muito limitado ou moderado. Assim, conhecer as peculiaridades desse público vai facilitar as ações da empresa.

Nesse contexto, o perfil consiste em uma reunião de comportamentos e valores que definem um determinado público.

Há perfis mais robóticos, outros são mais exploradores, há os que estão sempre em dúvida, outros são mais objetivos e assim por diante.

Para compreender melhor essa informação dos clientes e adequar as estratégias da empresa, no entanto, pode-se fazer um mapeamento.

Veja, neste conteúdo, como mapear o perfil de consumidores e entenda qual é a importância dessa ação!

Que fatores influenciam o mapeamento do perfil de consumidores?

Diversos fatores podem ser avaliados na hora de mapear o perfil de consumidores. Observe, a seguir, quais são os principais:

  • idade;
  • localização;
  • gênero (masculino/feminino);
  • estado civil;
  • escolaridade;
  • renda mensal média;
  • hábitos de consumo;
  • ocupação;
  • necessidades e as expectativas;
  • assuntos de maior atração;
  • grau de afinidade com a marca;
  • principais redes sociais;
  • fontes de informação mais consultadas;
  • hobbies;
  • razões para escolher a marca;
  • principais influenciadores na hora de comprar.

Após a pesquisa, por fim, as informações obtidas serão valiosas para montar o perfil do consumidor.

Aqui, é importante frisar que é possível montar mais de um perfil. Também é importante segmentar os perfis conforme o padrão das respostas.

Como se adequar a esses fatores e traçar estratégias eficazes?

Para mostrar como se ajustar aos fatores mencionados, no entanto, vamos considerar um exemplo: Um gestor de restaurante pretende compreender melhor seu público.

Depois de efetivada sua pesquisa, baseando-se nos critérios citados, portanto, ele segmentou seu público em quatro perfis de consumidores, sendo eles, os seguintes:

  1. Os estudantes que jantam durante o intervalo nas aulas da universidade;
  2. As pessoas idosas que habitam perto do estabelecimento;
  3. Os funcionários das lojas de roupas que estão na região;
  4. As pessoas vegetarianas.

Pode-se criar um perfil fictício para cada grupo, uma persona, e, dessa forma, desenvolver estratégias para o marketing, o atendimento e as vendas.

Como realizar um mapeamento eficaz? Que técnicas usar?

Para obter as informações necessárias para mapear o perfil de consumidores, você pode se valer de algumas técnicas, como por exemplo:

Acompanhamento de tendências

Acompanhe as tendências de comportamento e visão do público, afinal, hoje os consumidores cobram da marca certos posicionamentos.

Como por exemplo, a preocupação com o meio ambiente, a oferta de produtos veganos, a utilização de produtos recicláveis/reciclados e outras coisas.

Presença online

Fique ativo nas redes sociais! As mídias convencionais ainda são valiosas, mas é preciso também interagir com o consumidor multicanal nos terrenos mais promissores.

Terrenos como, as redes sociais, o e-commerce e os aplicativos (como WhatsApp) por exemplo. Assim, é possível economizar trabalho, dinheiro e tempo, aumentando as oportunidades de conversão.

Compreensão do mercado

Efetue pesquisas de mercado com frequência. Além disso, seja dinâmico e avalie até que ponto as inovações conseguem se sustentar.

Procure em amostras quais as modificações de mercado efetivamente alcançaram e cativaram o seu público-alvo.

No caso das franquias, contudo, convém lembrar que a própria franqueadora já realiza esse mapeamento, direcionando as estratégias mais eficazes para a conquista dos potenciais clientes.

Quais são os principais perfis de consumidores no mercado mundial?

Veja 5 perfis de consumidores que a McCann Truth Central identificou no mundo:

  1. Robótico: mentalidade negativa e desengajada, exigindo dos vendedores muito esforço para chamar sua atenção (3% no Brasil);
  2. Estudante: mentalidade predominante no mundo (69%), menos no Brasil (23%), sempre abertos a interagir e conhecer novos produtos;
  3. Apaixonado: os consumidores que procuram ser seduzidos pelos produtos e ofertas, esperando um atendimento todo especial (17% no Brasil);
  4. Explorador: mentalidade mais positiva e engajada, disposta a experimentar tudo (17% no Brasil);
  5. Lutador: os consumidores que estão sempre pesquisando para ter argumentos a fim de discutir com a marca e seus vendedores (40% no Brasil).

Enfim, para mapear os perfis de consumidores, é importante se manter atualizado, a par dos novos métodos que vão surgindo, já que podem ser mais eficazes e compatíveis com as necessidades de seu negócio.

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