Ter o seu próprio negócio é, para muitos, um sonho. Contudo, algumas pessoas acreditam que atingir esse objetivo, é quase impossível. Estão erradas! Com planejamento e organização, dá para começar uma empresa e ter sucesso na vida profissional.
Se organizar financeiramente é o primeiro passo para a concretização do negócio próprio.
Se você pensa em abandonar o emprego para se tornar empresário ou se quer abrir uma empresa, por exemplo, não pode deixar de fazer o planejamento financeiro.
Essa é a etapa mais importante para quem quer empreender sem dores de cabeça por causa da conta bancária.
Neste post, trazemos algumas dicas para quem quer abrir o próprio negócio e mostramos como se organizar financeiramente para isso. Continue a leitura!
Como empreender ?
Antes de começar a juntar recursos para a sua empresa, reflita sobre os seus próximos passos.
Não adianta, por exemplo, ter dinheiro e não saber o que fazer com ele, não é mesmo?
Tenha um ideia sólida em mente
Você já sabe que tipo de negócio quer abrir? Antes de decidir por um setor ou por outro, pesquise o mercado no qual pretende entrar, analise estatísticas e pense em como pode se diferenciar da concorrência.
Afinal, é essencial que todos estes pontos estejam completamente definidos antes de investir de fato.
Não tenha medo de arriscar
Empreender significa assumir alguns riscos, principalmente econômicos. Isso pode assustar alguns, mas, nesse caso, o ditado “quem não arrisca, não petisca” se aplica muito bem. A insegurança pode impedir o novo empresário de seguir em frente.
Trabalhe para alcançar seus objetivos
O empreendedor precisa estar ciente de que ter um negócio não é só assinar papeis.
É preciso colocar a mão na massa e trabalhar duro para ter sucesso, principalmente nos primeiros anos.
Como se organizar financeiramente?
Agora que você já sabe em que ramo vai atuar, conhece o mercado e está ciente dos desafios que virão, chegou a hora de se organizar financeiramente para concretizar esse desejo. Veja, a seguir, as dicas que separamos!
Defina o montante necessário para se organizar financeiramente
O ponto inicial para juntar dinheiro para abrir o próprio negócio é saber quanto vai precisar investir. Afinal, só com esse valor em mente você vai poder se organizar adequadamente para as próximas etapas.
Seja realista e considere todos os tipos de gastos antes de chegar ao valor final — isso vai evitar imprevistos no futuro.
Fazer uma previsão errada dos gastos é um dos principais erros cometidos por empreendedores iniciantes, por isso não deixe de se organizar para não acabar com uma obrigação da qual não consiga dar conta.
Uma planilha, por exemplo, pode ajudar bastante nessa fase.
Crie uma conta de investimentos
Agora, chegou a hora de poupar dinheiro. Evite misturar o valor que vai ser destinado ao negócio com as contas da família.
Outra dica é ir além da poupança e apostar em uma conta de investimentos. Procure o gerente do seu banco e converse com ele sobre as possibilidades para investir — essas opções costumam render mais do que a tradicional poupança.
Se organizar financeiramente: siga o planejamento
Tenha foco nos seus objetivos e evite ao máximo ter gastos desnecessários e deixar de poupar o valor estipulado por você mesmo.
Caso tenha se programado para fazer depósitos mensais na conta do novo negócio, tenha isso como prioridade. Sempre que possível, aumente esse valor.
Não se esqueça de que a economia de dinheiro não serve apenas para abrir um negócio, pelo contrário, ela também é fundamental para mantê-lo funcionando bem. Por isso, nunca deixe de poupar e tenha sempre uma reserva financeira.
Você viu que se organizar financeiramente é fundamental para abrir um novo negócio, não é? Mas antes disso, deve-se escolher bem onde investir o seu dinheiro. Você já pensou em abrir uma franquia? São modelos de negócio já consolidados, que oferecem suporte e assessoria do franqueador, além de já terem público definido.
Se você pensa que essa pode ser uma boa oportunidade e quer saber mais sobre isso, confira o nosso post com dicas para identificar uma franquia rentável!