Ninguém gosta de bagunça. Um ambiente tumultuado costuma espantar a grande maioria das pessoas — e você não quer ver os clientes fugindo da sua loja por causa disso, certo?
Além de ser visualmente desagradável, deixar as mercadorias desarrumadas comunica uma imagem de desleixo e pouca credibilidade, e ainda compromete o bom atendimento.
Então, se a arrumação da sua franquia está deixando a desejar, você precisa mudar isso agora mesmo.
Quer saber as melhores práticas para acertar nisso? Veja, neste post, algumas dicas de organização de produtos para atrair cada vez mais clientes em seu estabelecimento!
Tenha atenção à organização de produtos na vitrine
É por meio da vitrine que os consumidores terão um primeiro contato com a sua loja. Por isso, ela precisa ser atraente e se manter sempre bem organizada e atualizada.
Deve ser fácil para os consumidores visualizar as peças em destaque, seus valores e eventuais ofertas.
Uma vitrine sem graça não vai chamar atenção, mas um modelo com informações demais vai parecer bagunçada e deixar os clientes confusos. Então, tenha bom senso!
Crie pontos de destaque para os produtos novos, reserve uma área para as ofertas e capriche na iluminação.
No caso das franquias, vale dizer, você não vai precisar se preocupar muito com essa organização de produtos.
Geralmente, o franqueado recebe um plano com o projeto mensal ou quinzenal, o que já facilita bastante o seu planejamento.
Preocupe-se com a decoração da sua loja
Uma decoração bem pensada é aquela que cria um ambiente confortável e acolhedor. Mas isso precisa ser pensado de acordo com o seu público-alvo e com a época do momento — especialmente no caso de datas especiais, como Natal, Ano Novo e Dia das Mães, por exemplo.
Prestar atenção nesses aspectos abre caminho para uma sensação de qualidade por parte dos consumidores, que percebem (ainda que indiretamente) que você está sempre inovando e tendo cuidado com cada detalhe.
Por outro lado, não se perca com os excessos! Evite lotar o espaço com peças de decoração, de modo a atrapalhar a circulação ou a melhor visualização dos produtos.
Aprenda a distribuir os produtos corretamente
A maneira como os produtos estão dispostos dentro da loja faz muita diferença, tanto para consumidores quanto para os atendentes.
Itens muito procurados e com grande circulação, por exemplo, devem ficar em locais de fácil acesso, a fim de evitar qualquer bagunça e a perda de tempo na hora de pegá-los.
Promoções também devem ficar em um lugar de destaque. Contudo, como essa seção é muito manipulada, o ideal é dispô-la em um espaço que não tumultue o restante da loja.
Pode ser dentro de uma cesta, um balcão ou em uma arara especial mais para o fundo da loja ou perto dos provadores, por exemplo.
Outra dica valiosa é deixar os produtos expostos na vitrine em um ponto visível.
É muito chato quando a pessoa é atraída por um determinado item e descobre que ele está inacessível ou que vai demorar até o atendente ir até o estoque para buscá-lo.
Por fim, não se esqueça de colocar peças complementares próximas umas das outras.
Deixar os óculos de sol perto dos seus acessórios, por exemplo, é um passo a mais para que os consumidores notem esses produtos e escolham também aquela blusa ou corrente incrível que está na moda.
Pense nisso com carinho!
Pode parecer simples, mas essa organização de produtos dentro de uma loja pode fazer toda a diferença para as vendas.
Um ambiente coeso e bem integrado contribui para que o cliente se sinta à vontade e queira ir além do que estava pensando inicialmente em comprar.
Então, considere essas dicas e organize seus produtos de maneira que seja fácil visualizar, experimentar e recolocar tudo no lugar novamente. E não descuide da sua vitrine, seguindo sempre os projetos enviados para o franqueador!
Gostou da leitura? Sobrou alguma dúvida ou consegue pensar em mais dicas para manter a organização de produtos? Deixe um comentário e enriqueça este artigo!