Bem-vindo ao mundo do varejo omnichannel, essa abordagem é revolucionária e muito mais do que uma tendência passageira.
Atualmente as empresas estão redesenhando a forma de interação com os consumidores, ao invés de enxergar cada canal como uma unidade separada, esse conceito visa integrar todos os pontos de contato.
Neste artigo, aqui no Mercadão dos Óculos, exploraremos o conceito do varejo omnichannel, entenderemos porque ele se tornou necessário e descobriremos como colocar em prática cada estratégia para aumentar suas vendas. Preparado? Então siga em frente!
O que é varejo Omnichannel?
O termo “omnichannel” tem origem na palavra latina “omni”, que significa “todos”, refere-se a uma abordagem estratégica que tem em vista unir perfeitamente diferentes canais de uma empresa, tanto no meio físico quanto no digital.
Na prática, o varejo Omnichannel, consiste em criar caminhos para facilitar a jornada de compras dos clientes, desde vendas, atendimento e pagamentos oferecidos pela empresa, sem perda de informação ou qualidade.
Por que Omnichannel se tornou necessário?
Uma pesquisa realizada pela Riverbed Retail Digital Trends com 3 mil consumidores nos Estados Unidos, Austrália e Alemanha revelou que a experiência de compra influencia a fidelidade à marca tanto quanto os preços, com 89% dos participantes concordando com isso.
Desse modo, todos esses dados revelam que não se trata apenas de um desejo dos consumidores, mas sim, de uma necessidade real no mercado atual, de garantir a satisfação dos consumidores para cultivar a fidelidade à marca.
Para implementar uma estratégia Omnichannel de sucesso, as empresas precisam considerar algumas diretrizes importantes, confira:
1. Integração de sistemas
Um dos primeiros passos para implementar o varejo omnichannel é a integração dos sistemas de vendas, estoque e atendimento ao cliente em todos os canais.
Isso permitirá que a empresa tenha uma visão completa do cliente e de suas operações, em tempo real, evitando problemas como falta de estoque ou informações desatualizadas.
2. Comunicação consistente em todos os canais
Os consumidores precisam entender facilmente as vantagens de comprar com a marca, seja por meio de descontos, ofertas especiais, programas de fidelidade ou outros benefícios exclusivos.
Uma estratégia eficaz é utilizar as ferramentas de automação de marketing para segmentar e personalizar as mensagens conforme o perfil e histórico de compra de cada cliente.
4. Fique atento ao atendimento, entrega e devolução
Pensando no sucesso do varejo omnichannel é essencial oferecer um atendimento de qualidade e com suporte ágil em todos os canais.
Tudo deve ser realizado com opções flexíveis de entrega, desde a retirada na loja e entrega em domicílio.
A política de devolução deve ser clara e amigável, com prazos adequados e processos simplificados, isso ajudará a transmitir confiança aos consumidores.
💡Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje e continue acompanhando nosso blog.
Toda semana estamos produzindo conteúdos essenciais para o crescimento do seu negócio.
Leia também:
👉 Estratégias de branding para agregar valor à sua marca
👉 Descubra como as 4 As do marketing pode ajudar alavancar suas vendas.
Buscando por um novo investimento?
Considere tornar-se um franqueado do Mercadão dos Óculos!
Nós já contamos com mais de 30 anos de experiência no setor ótico e mais de 10 anos no mercado de franquias.
Durante esse período, nós já acumulamos mais de 700 unidades em todo o país, mais de 3 milhões de clientes satisfeitos e um crescimento superior a 35% ao ano!
Nossa franquia tem inúmeros casos de investidores que abriram uma unidade franqueada, tiveram sucesso e, a partir dela, tornaram-se o que chamamos de Multifranqueados, atualmente 50% deles possuem mais de uma rede!
Nosso modelo de negócio tem retorno rápido, leva em média 11 a 12 meses.
Para completar devemos mencionar que somos amplamente premiados:
6 anos consecutivos recebendo 5 estrelas no prêmio de Melhores Franquias;
6 anos consecutivos do Selo de Excelência em Franchising, da ABF;
Selo Exame de negócios em expansão em 2022;
Selo RA 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui, desde 2020;
Vencedores do Selo GPTW por 3 anos consecutivos.
Quer saber como investir nessa rede de sucesso? Então clique aqui.