O mercado de franquias, assim como todos os outros, foi seriamente afetado pela crise de 2020 causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, ao contrário de outros segmentos, a recuperação vem sendo rápida.
Nesse ano, inclusive, nós já ultrapassamos, no primeiro trimestre, o faturamento do período pré-pandemia, no ano de 2020.
Com isso, cada vez mais pessoas têm demonstrado interesse em fazer parte do setor, e se você é uma delas, deve responder a uma simples pergunta: você sabe o que é ser um franqueado?
Caso a resposta seja sim, você está no caminho certo. Contudo, mesmo que seja negativa, não se desespere! Aqui iremos te explicar o que é, na prática, ser um franqueado.
Acompanhe a leitura e saiba mais.
O que o franqueado deve saber e fazer
Antes de fechar o contrato com uma rede de franquias é fundamental que você saiba que existem uma série de direitos e deveres que envolvem o dia a dia de um franqueado.
Por isso, é fundamental que você estude muito bem o setor, e saiba como deve se comportar para alcançar os melhores resultados. Além disso, saiba aproveitar todo o auxílio oferecido pela franqueadora.
Veja agora o que o franqueado precisa desempenhar.
Ler e interpretar a COF
A Circular de Oferta de Franquia (COF), é um documento muito importante sobre a marca com a qual você está negociando.
Justamente por isso, é fundamental que você analise e entenda todos os pontos corretamente, a fim de que o seu dia a dia como franqueado seja mais tranquilo.
Vale lembrar que esse documento é um direito seu enquanto franqueado e lhe deve ser entregue com, pelo menos, 10 dias de antecedência.
Tenha autonomia nos pontos em que isso é possível
Existem alguns pontos que são padronizados dentro das franquias, isso é, inclusive, uma das principais características do setor.
Contudo, existem algumas decisões que podem e devem ser tomadas por você, afinal, é o seu negócio.
Mas lembre-se, se você tiver dúvida sobre se pode ou não tomar alguma decisão sozinho, converse com a franqueadora.
Preste contas corretamente
Como você já deve saber, faz parte dos deveres do franqueado o de prestar contas sobre a situação do negócio.
A frequência com que isso pode ser feito, no entanto, vai variar de acordo com a marca. Além disso, essa é mais uma das informações que podem ser encontradas na COF.
Tenha atenção às taxas
Existem algumas taxas mensais cobradas do franqueado pela franqueadora. Todas elas são previamente acordadas entre as partes e, portanto, devem ser corretamente cumpridas.
Caso contrário, o franqueado pode sofrer punições como a quebra de contrato de franquia e a cobrança de multa.
Procure melhorar sempre
Ser franqueado requer que você esteja sempre atualizado sobre as novas tendências e momentos do mercado do qual faz parte.
Por isso, é fundamental que você busque participar de cursos, conferências, treinamentos e discussões relacionadas a sua área de exercício!
Dessa forma, você poderá aplicar novas estratégias no seu negócio e aumentar as suas chances de sucesso!
Conclusão sobre o que é ser franqueado
Como você pôde observar, ser franqueado envolve diversos deveres! Por isso, se você está pensando em investir nesse mercado, entenda quais são todos eles!
Esperamos que esse texto possa te ajudar a entender um pouco melhor o mercado de franquias! Caso queira acompanhar mais conteúdos sobre o assunto, acompanhe o nosso blog!