Sabemos que ter crescimento sustentável e duradouro é um pilar importantíssimo para o sucesso de todo empreendedor!
Lidar com métricas e indicadores de desempenho se torna indispensável na hora de concretizar os sonhos e ter grandes resultados.
Por isso, nós do Mercadão dos Óculos, convidamos você a continuar lendo os parágrafos a seguir.
Ao final deste artigo você saberá como o Lifetime Value pode impactar nos resultados dos seus negócios, confira.
O que é LTV?
LTV é a sigla para (Lifetime Value em inglês) ou em português, “Valor do Ciclo de Vida do cliente”.
Certamente é um indicador-chave de desempenho (KPI), indispensável para saber se a saúde financeira da sua empresa está sob controle!
Através dele podemos fazer a mensuração do valor que cada cliente representa na sua empresa, ao longo do tempo que ele está comprando seus produtos ou serviços.
Vale lembrar que essa métrica está relacionada ao custo de aquisição de clientes, o famoso (CAC), que também está relacionado com o pós-venda!
.
O que é CAC?
CAC é a sigla que representa o “Custo de Aquisição de Cliente” em português ou (Client Acquisition Cost em inglês).
Como o próprio nome demonstra, essa métrica representa a soma dos custos de marketing e vendas para adquirir um cliente.
Calcular o Custo de Aquisição de Cliente é essencial, já que existe uma relação muito íntima entre o CAC e a lucratividade da empresa.
Aqui vale orientar, o CAC nunca deve ser maior que o LTV, caso isso aconteça, reveja rapidamente ações para mudar esse quadro!
Qual a importância do LTV na sua empresa?
O LTV é fundamental para proporcionar mais clareza na hora de definir o plano de marketing da empresa, já que ele visa maximizar a aquisição e retenção dos clientes, conseguindo indicar o tempo médio que um cliente fica ativo.
Como dizia o mestre Peter Drucker, “só existe uma definição válida de negócio: criar um cliente.”
Life time Value representa o número de vezes que os clientes gastaram com o produto ou serviço de uma empresa durante o ano.
Segue a fórmula para descobrir o valor do Lifetime Value, o cálculo funciona assim, confira:
LTV = Ticket Médio x Tempo de Retenção de Clientes.
Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pela quantidade de vendas realizadas no período analisado (dia, semana, mês ou ano).
Na sequência, identificar quantos clientes foram atendidos durante esse tempo, após isso é só dividir o valor adquirido pela empresa, conforme o número de clientes, assim encontrará o ticket médio para o período avaliado!
Segundo o “Pai do Marketing” Philip Kotler “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.
Infelizmente, muitas empresas pecam nesse sentido, diversas vezes elas investem muito tempo e esforços em conseguir novos clientes e esquecem de reter os clientes que já compõem sua carteira.
Quer descobrir como melhorar o LTV?
1. Realize pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação será essencial para entender como está sendo a experiência de compra do usuário, além disso, ela alerta sobre eventuais problemas, como falha no atendimento ou baixa qualidade do serviço!
Mostre-se disposto a solucionar as dores dos seus clientes, desenvolvendo então um relacionamento mais profundo com a marca.
2. Faça programa de fidelidade
Os melhores programas de fidelidade são aqueles que ajudam a envolver e reter clientes via conexões emocionais entre marca e cliente.
Portanto, sugerimos que ofereça programas de fidelidade que realmente proporcione benefícios, como, por exemplo: troca de pontos por prêmios ou viagens, fazendo com que ele vivencie experiências positivas, tenha boas lembranças e claro, tudo isso com uma mecânica bem simples.
3. Invista em Inbound Marketing
O Marketing de Conteúdo é responsável por atrair pessoas, através de pautas que não vendem diretamente um produto ou serviço, mas que trazem autoridade à marca e geram valor.
Isso acontece porque o conteúdo tem valor, e tende a proporcionar resultados significativos a longo prazo.
Melhorando a percepção que os clientes têm sobre sua marca, independente do porte ou segmento em que a empresa atue.
Por onde começar?
A produção destes conteúdos pode acontecer através das redes sociais, blog, e-mail marketing, webinars, podcasts ou e-books!
Dica extra: otimize seu blog para as palavras-chave mais buscadas no seu segmento e seu nicho de mercado.
Afinal, técnicas de Seo são uma excelente forma orgânica para que essa atração aconteça, proporcionando mais visibilidade para o seu negócio.
Lembre-se, normalmente, quanto mais específica e longa uma palavra-chave, mais próxima do fundo de funil ela está.
Leads no topo de funil buscam entender a dor que possuem, por isso fazer conteúdos relacionados ajudará na atração qualificada de potenciais clientes.
Com tudo, seja paciente e genuíno, gradualmente começará a gerar pessoas interessadas na solução que você oferece.
Sabemos que começar um negócio não é uma tarefa fácil e surgem muitas dúvidas no caminho, por isso estamos sempre produzindo conteúdos relevantes, com dicas valiosas.
Acreditamos que seria interessante você ler sobre Markup, afinal ele é um índice utilizado na precificação de venda de um determinado produto ou serviço, inclusive já falamos sobre isso em nosso blog, clique aqui e confira.
Nós do Mercadão dos Óculos estamos há quase 10 anos no mercado e somos a melhor franquia de óticas do Brasil.
Temos uma ampla gama de produtos com até 300% de Markup! Essa margem expressiva só é possível porque trabalhamos com marcas próprias.
Crescemos mais de 35% ao ano, número expressivo que só é possível alcançar graças ao bom trabalho que desenvolvemos em todos os processos.
Já são mais de 700 unidades franqueadas do Mercadão dos Óculos e um de nossos diferenciais é que mais de 50% delas são de Multifranqueados, comprovando os resultados satisfatórios do investimento em nossa rede de franquias.
Vale destacar que ao ser um franqueado no Mercadão dos Óculos, você terá a tranquilidade e segurança de um modelo de negócio bem estruturado e, também, todo “Know How” necessário para decolar.
Quer saber como fazer parte dessa rede de sucesso? Então clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!