O lucro é a principal meta de todo empresário, mas, o grande problema é que nem todos sabem como calculá-lo.
Entender o lucro apenas como o que sobra no caixa ao fim do dia, sem saber ao certo para o que vai destinar aquele dinheiro e quais melhorias podem ser feitas em seu negócio com ele, podem acarretar em resultados negativos na empresa.
Por isso, se você deseja garantir uma vida saudável para a sua empresa, é preciso mensurar a lucratividade do seu negócio e definir metas estratégicas para o dinheiro.
No mercado financeiro, já existem diversos indicadores que ajudam os empreendedores a fazer a análise da situação financeira da empresa.
Um dos principais indicadores financeiros é o índice de lucratividade. Esse índice parece complexo, no entanto, ele é fácil de calcular e imprescindível para a gestão da sua empresa.
Continue acompanhando nosso texto e aprenda como calcular o índice de lucratividade do seu negócio!
Abaixo, você vai encontrar as seguintes informações:
- O que é o índice de lucratividade;
- Como calcular o índice de lucratividade do seu negócio;
- Qual a importância do índice de lucratividade para as empresas.
O que é o índice de lucratividade?
O índice de lucratividade, também conhecido como IL, é um indicador da administração financeira de um empreendimento.
O IL é responsável por mostrar se a empresa tem capacidade de gerar lucro ou não.
Podemos dizer que o índice de lucratividade pode ser aplicado na empresa de modo geral, quanto em áreas e projetos específicos.
Além disso, o índice de lucratividade será responsável por apontar, percentualmente, a eficiência operacional da empresa ou do setor, que está passando por análise.
Para deixar a explicação mais fácil, vamos lhe dar um exemplo a seguir:
Imagine que a sua empresa possui um índice de lucratividade de 14%, isso significa que, a cada R$100,00 vendidos, você terá um lucro de R$14,00.
Então, podemos concluir que, depois de ter produzido o produto ou serviço e vendê-lo, você terá um lucro de R$14,00 para o seu empreendimento.
É importante ressaltar que, você pode calcular o índice mensalmente, trimestralmente ou anualmente.
Afinal, como é calculado o índice de uma empresa?
Agora que você já sabe o que é o índice de lucratividade, vamos lhe explicar como o cálculo é feito.
De forma simplificada, o cálculo é feito da seguinte forma: divide-se a receita total pelo lucro líquido.
A fórmula utilizada para calcular o índice é assim: Receita total / Lucro Líquido.
A receita total é todo o valor que foi recebido como pagamento na empresa. Já o lucro líquido é o valor obtido através da receita total depois que todos os custos e impostos foram pagos.
O valor da divisão entre o lucro líquido e a receita total será um número decimal e, para chegar no valor exato do percentual do índice de lucratividade, é necessário multiplicar o resultado por 100.
Abaixo, veja um exemplo na prática de como o cálculo deve ser feito:

Considerando a fórmula: [(285.000/500.000) * 100], a empresa possui uma rentabilidade de 57%. Ou seja, a capacidade de gerar lucro da empresa é de 57% a partir dos produtos comercializados.
Essa conta significa que, no período que o cálculo foi feito, a cada R$100,00 de uma venda, a empresa lucra R$57,00.
Qual a importância de fazer esse cálculo?
O índice de lucratividade é importante pois ele é muito útil para todo tipo de negócio, que deseja mensurar seus lucros e gastos.
É a partir desta mensuração que é possível saber se a empresa está indo bem ou se ela está precisando passar por mudanças.
Desse modo, podemos afirmar que o índice de lucratividade ajuda os empresários nas tomadas de decisões em relação ao negócio.
Se esse índice tiver um resultado negativo, vai demonstrar que os novos projetos da empresa e os novos investimentos, não podem ser feitos.
Para mudar os resultados negativos, é preciso realizar a redução de custos e estruturar as finanças de uma forma mais sólida e realista.
Sendo assim, fica fácil entender que o índice de lucratividade é essencial para uma gestão financeira bem feita e que se adapta ao cenário da empresa.
Agora que você já sabe qual a importância do índice e como calculá-lo, aproveite para navegar pelo nosso blog e descobrir mais sobre o ramo do franchising e do empreendedorismo.
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