O Geomarketing tem o intuito de encontrar soluções inteligentes para ter acesso às informações de comportamento dos clientes em potencial.
Seus principais hábitos de consumo, monitoramento dos principais concorrentes, faixa etária predominante e viabilidade de acesso.
Além disso, as informações encontradas nos mapas podem ser relevantes, para descobrir lugares apropriados na hora da expansão de novas unidades de franquias, por exemplo, identificação das áreas onde o público alvo frequenta, encontrando bairros ou municípios que tenham capacidade de trazer bons retornos para os negócios.
A lista de vantagens é extensa e bastante estratégica para qualquer tipo de estabelecimento!
Então, para que você entenda tudo sobre o assunto, nós do Mercadão dos Óculos, criamos este artigo sobre o que é geomarketing, como usar nas estratégias de crescimento de franquias e muito mais.
No final da leitura, você estará preparado para criar estratégias bem interessantes, confira.
Por falar em estratégias, precisamos dar ênfase que no Marketing Digital os dados nunca foram tão valiosos como são hoje, ainda mais falando de geolocalização, afinal, para que geomarketing funcione, é necessário apoio do big data!
Segundo informações do Social Good Brasil – SGB, o volume de dados criados nos últimos anos é maior do que o produzido em toda a história da humanidade, a produção dessas informações dobra a cada dois anos, um fato interessante é que, no ano de 2021, chegou a 350 zettabytes, o equivalente a 35 trilhões de gigabytes!
A verdade é que as pessoas amam estar conectadas, e essa realidade na era digital permite com que as empresas criem estratégias baseadas no comportamento do consumidor, atingindo resultados cada vez mais eficientes e com menor custo!
Prova disso é a infinidade de vezes que estamos tranquilamente navegando na internet e somos impactados por anúncios que parecem ser efetuados exatamente para nós, curioso não é mesmo?
Isso acontece porque as ferramentas de marketing direcionam o conteúdo da campanha conforme os gostos e comportamento do usuário.
Com tudo, através dele é possível utilizar a localização dos usuários nas estratégias de campanhas patrocinadas, de tráfego local.
Auxiliando na exposição da sua marca, destacando-se da concorrência, gerando visibilidade para pessoas que estão realmente próximas do estabelecimento.
Existem diversas possibilidades de aplicação do geomarketing nas estratégias de marketing, veja:
Geotargeting
Este é o método que consiste em explorar os seguintes campos, segmentação, público alvo da campanha, cobertura desejada por estados, regiões e nacionalidade!
Fornecendo a possibilidade de criar campanhas no Google e Facebook Ads, por exemplo, evidenciando determinado conteúdo, produto ou serviço baseado na posição geográfica do usuário.
Check-in
Visando explorar as redes sociais e engajar os consumidores, as empresas utilizam o check-in, como principal artifício, para incentivar o público a postar foto, e de tabela atrair novos clientes.
Essa estratégia se disseminou nos estabelecimentos, onde ao oferecer o acesso gratuito à “internet” aos clientes, automaticamente é necessário efetuar check-in local, através do Facebook, por exemplo, possibilitando o aumento de reconhecimento da sua marca!
Geofencing
Nada mais é do que um recurso de software, uma tecnologia que utiliza o sistema de posicionamento global (GPS) ou a identificação por radiofrequência (RFID) para definir limites virtuais no mundo real.
Essa inteligência pode enviar mensagens, criar alertas, notificações e interações com dispositivos que passam por uma localização geográfica determinada.
Qual a finalidade do geomarketing nas campanhas?
Uma das principais vantagens da era digital é a metrificação e segmentação do público alvo, com isso, maior a possibilidade de gerar venda.
Sendo assim, utilizar o geomarketing nada mais é do que ter a finalidade de atingir, através de campanhas personalizadas, pessoas com características que o empreendedor deseja na região do seu estabelecimento.
Afinal, quanto mais segmentado for, maior o potencial do alvo em se tornar cliente, tornando assim as ações mais assertivas.
É possível aplicar o geomarketing na expansão de franquias?
Claro, afinal, o geomarketing é uma inteligência geográfica, que consiste em compreender o público, mapeando e proporcionando toda a clareza necessária, na hora de escolher a região mais favorável e que fará mais sentido abrir uma nova unidade.
Ou seja, com o auxílio do geomarketing, é possível analisar mapas repletos de dados sobre o mercado, possibilitando mais entendimento sobre determinadas regiões onde a franquia cogita expandir.
Proporcionando mais segurança na hora de decidir a localização, afinal os pontos serão escolhidos de forma estratégica.
Segundo Ross Davies, autor do livro Marketing Geography, “qualquer tomada de decisão mercadológica, no varejo principalmente, tem seus reflexos no território, portanto, tem impacto direto nos negócios”.
Vale lembrar que atualmente, o geomarketing é um estudo que tem sido realizado não apenas para implantação de negócios, mas também por empresas que trabalham com prestação de serviço!
Quer ficar por dentro de outros conteúdos importantes para a administração do seu negócio?
Então continue acompanhando o MDO, estamos sempre atualizando nosso blog, então não deixe de conferir e compartilhar com sua rede.
Além disso, caso você esteja em busca da marca ideal para investir, considere o Mercadão dos Óculos!
Somos uma rede de óticas com mais de 30 anos de experiência e que já está no setor de franquias há mais de uma década.
Durante esse tempo acumulamos diversos prêmios e números que comprovam a nossa excelência, como, por exemplo:
- Mais de 700 unidades em todo o país;
- Crescimento de mais de 35% ao ano;
- Mais de 50% das unidades são de multifranqueados;
- Mais de três milhões de clientes atendidos.
Quer saber como você pode fazer parte de tudo isso? Então clique aqui e preencha nosso formulário.
