No meio das finanças, traduzimos o termo equity como patrimônio e ele, normalmente, está ligado ao Balanço Patrimonial de um negócio.
Esse termo é bastante abrangente e também pode ter outras traduções, variando de acordo com o tipo de ativo e área na qual está sendo relacionado.
Podemos interpretar a palavra equity como o valor total dos ativos em uma conta de investimentos, por exemplo.
É normal vermos essa palavra junto com outro termo, como, por exemplo, private equity.
O termo private equity representa as ações ou quotas de uma empresa que não estão disponíveis na bolsa de valores mobiliários.
Já que não é possível dar apenas um significado para a palavra equity, resolvemos criar uma lista de exemplos do que o termo pode significar. Confira!
Veja alguns exemplos do que é equity e como usar o termo
Como dissemos anteriormente, não tem como definir o que é equity de uma forma específica, uma vez que o termo serve para diversas situações, seja com relação à pessoa física ou ao ramo empreendedor.
Abaixo, veja alguns exemplos de aplicação do termo equity:
- Em uma ação ou qualquer outro título que demonstra uma participação societária em um negócio;
- Também pode significar um balanço patrimonial de uma empresa;
- Já no ramo imobiliário, o termo pode expressar a diferença entre o valor de mercado do imóvel e o valor que ainda precisa ser pago da hipoteca;
- Por último, podemos dizer que o equity pode demonstrar o valor do capital de risco de um empreendimento que está declarando falência. – Dados Suno.
Para entender, por fim, o que significa este termo, é preciso que o investidor ou empreendedor tenha entendimento do que é a contabilidade moderna.
Que tipo de investimento é esse?
O equity é uma renda variável e, por isso, o seu valor está ligado diretamente aos resultados de um empreendimento.
Como os resultados das empresas oscilam no mercado, é natural que o equity seja alterado diariamente.
Investir em uma renda variável não permite que o investidor saiba previamente qual será a sua renda final. Ou seja, você pode dobrar ou perder o investimento.
Podemos afirmar, portanto, que esse é um investimento para quem não tem medo de correr riscos.
Por isso, antes de você passar a investir na equity, é fundamental planejar-se com cuidado, definir suas metas e ter certeza de que este tipo de investimento é para o seu perfil.
E então, você conseguiu entender o que significa este termo? Caso você ainda não tenha entendido, aqui vai um breve resumo:
- “Equity pode ser considerada posse de uma empresa ou um direito a uma parte dos lucros gerados por uma determinada empresa. Essa palavra também pode ser caracterizada como uma renda variável.”
Agora que você já está por dentro do assunto, vale a pena pensar se esse tipo de investimento compatível com o seu perfil ou não!
Descubra também: O que é capital inicial e como seu valor é definido?