No mundo das vendas existem diversas metodologias que podem te ajudar a vender mais e com mais facilidade.
Aqui no nosso blog, já falamos de algumas que você pode conferir clicando aqui.
Essas, no entanto, não são as únicas metodologias existentes. Por isso, neste texto, apresentaremos mais 3 metodologias que podem te auxiliar, e muito, na rotina de trabalho.
Quer saber quais são elas? Então continue a leitura.
Metodologia Sandler
Na metodologia Sandler, tanto vendedor quanto cliente possuem o mesmo nível de interesse em fechar negócio. Sendo assim, o vendedor faz perguntas focadas em encontrar problemas no processo de qualificação.
Quando o vendedor se dá conta de que o que tem para oferecer não será o suficiente para resolver as dores do cliente, pode desistir do processo de vendas e partir para um cliente com maiores chances.
Isso porque, neste processo se estabelece uma relação de confiança mútua entre as partes.
Venda conceitual
Essa metodologia de vendas tem como princípio que o cliente não compra apenas o produto, mas também o conceito da solução que ele oferece.
Basicamente a função principal é descobrir o problema enfrentado por cada cliente para utilizar a solução do mesmo como argumentação.
As perguntas feitas nessa metodologia de vendas são separadas em 5 categorias, são elas:
- perguntas para confirmar informações;
- apurar o conhecimento do cliente sobre o produto;
- descobrir o valor da solução para o cliente;
- identificar obstáculos; e
- firmar um compromisso.
Metodologia de venda centrada no cliente
Na metodologia de venda centrada no cliente o vendedor não assume o papel de alguém que “empurra” o produto para conseguir finalizar a venda.
O papel do vendedor passa a ser o de uma espécie de consultor, que conversa com o cliente e busca entender quais as suas necessidades para oferecer a solução mais adequada.
Outro ponto muito interessante desta metodologia, é que ela respeita o tempo de compra do cliente e, ao invés de convencer os clientes a comprarem, os capacitam para tal.
Conclusão
Esperamos que as metodologias que apresentamos aqui possam te ajudar a otimizar o processo de vendas dentro do seu negócio.
Se quiser ficar por dentro de mais conteúdos educativos como este, não deixe de acompanhar o nosso blog.
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