A Matriz de Eisenhower: veja como priorizar tarefas!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 11/09/2023. Negócios e investimentos

Antes de explicar como priorizar, vamos voltar um pouco no tempo, para ser mais exato, no ano de 1954, que foi quando o então General Dwight D. Eisenhower, posteriormente o 34º Presidente dos Estados Unidos, enfrentou um dilema épico: como gerenciar o caos das prioridades e decisões no meio da Segunda Guerra Mundial.

Foi nesse contexto de extrema pressão que ele desenvolveu a Matriz de Eisenhower, uma ferramenta revolucionária que envolve a gestão de tarefas.

Quer saber mais? Então vamos lá, boa leitura! 

Compreendendo a Matriz de Eisenhower

A Matriz de Eisenhower é uma ferramenta de gestão de tarefas que classifica suas atividades em quatro quadrantes distintos com base em sua importância e urgência.

Vamos analisar cada um deles e aprender a distinguir tarefas que são urgentes e tarefas que são importantes, ajudando no senso de priorização.

Quadrante 1: importante e urgente

Neste quadrante, estão as tarefas que exigem atenção imediata, ou seja, são aquelas situações de extrema emergência, com prazos apertados e decisões críticas, onde as ações são urgentes e inadiáveis.

Quadrante 2: importante, mas não urgente

Já neste segundo quadrante, encontramos tarefas com possibilidade de serem executadas a longo prazo, com planejamento, que não requerem ação imediata.

Quadrante 3: não importante, mas urgente

Atenção, pois neste quadrante, ficam as tarefas que podem parecer urgentes, mas não são, muitas vezes são apenas interrupções, reuniões improdutivas ou tarefas de outras pessoas que você pode delegar ou eliminar.

Quadrante 4: não importante e não urgente

Por fim, chegamos ao quadrante composto por atividades de baixo valor ou distrações.

Essas tarefas não são importantes e não têm urgência, por isso evite gastar muito tempo nesse quadrante.

💡Estamos chegando ao final deste artigo e como você pode perceber, a Matriz de Eisenhower ajuda a priorizar tarefas, promove redução no estresse e aumento de produtividade.  

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