As franquias são modelos de negócio que se caracterizam pela permissão dada a terceiros para que eles possam fazer uso da marca.
No entanto, as ações de marketing devem ser unificadas e ajudar a aumentar a relevância e reconhecimento da marca como um todo.
Sendo assim, muitas marcas optam pelo marketing local. Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre essa vertente.
O que é marketing local?
Como o próprio nome já indica, essa é uma estratégia de promoção de marca que leva em conta a localização geográfica dos usuários.
Ou seja, ao utilizar o marketing local as suas campanhas serão visualizadas apenas pelos usuários de determinado local.
Essa estratégia tem foco principal no consumidor final, e através de pesquisas e estudos bem feitos é possível conhecer mais sobre os costumes, economia e até mesmo cultura dessas pessoas.
Dessa forma, se torna possível a criação de campanhas melhor direcionadas e mais assertivas.
Benefícios do marketing local
Apesar de ser algo com limitações geográficas, engana-se quem pensa que o marketing local não é extremamente proveitoso, principalmente para as franquias.
As vantagens desse tipo de marketing são muitas! Veja mais sobre elas.
Custo mais baixo
Sim, as campanhas de marketing local costumam custar menos do que as campanhas de marketing tradicional!
Isso porque, quanto mais pessoas são atingidas pela campanha, maior é o valor necessário.
No entanto, não pense que atingir uma menor quantidade de pessoas seja uma coisa ruim.
A verdade, é que se você atingir 1000 pessoas, mas dessas 800 forem de regiões distantes, você provavelmente não conseguirá efetivá-las como clientes.
Ou seja, o marketing local representa uma audiência mais qualificada.
Aproximação da marca com o público
Como mencionamos no parágrafo anterior, as estratégias de marketing local trazem audiência mais qualificada para o seu negócio.
Por outro lado, isso causa efeitos também no público, que ao se deparar com uma propaganda de uma loja localizada perto dele, se sente mais próximo da mesma.
Público promotor da marca
Além de tudo o que já mencionamos, o marketing local facilita o que é conhecido como “propaganda boca a boca”.
Afinal de contas, ao indicar um negócio para algum conhecido, é comum que prezemos por aquilo que já conhecemos e, além disso, que seja geograficamente próximo a nós.
Conclusão sobre o Marketing Local
Como visto, existem diversas vantagens ao aplicar as estratégias de marketing local na sua unidade franqueada.
Além das que explicamos acima, podemos mencionar ainda mais vantagens, como por exemplo:
- Impactar na concorrência;
- Destaque para o negócio;
- Informações relevantes para os clientes; e
- Processo de fidelização mais simples.
Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados às franquias? Acompanhe o nosso blog!
Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre o Mercadão dos Óculos!
Somos uma franquia de óticas que surgiu na cidade de São José do Rio Preto, no noroeste do Estado de São Paulo.
Nos mais de 10 anos de atividade nós colecionamos mais 550 unidades franqueadas, e milhões de clientes satisfeitos!
Quer fazer parte dessa marca de sucesso? Preencha o nosso formulário e aguarde o contato de um especialista!