Marketing de varejo: saiba como aplicar essa estratégia na sua franquia de óculos!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 05/10/2020. Franquias

É importante alinhar as estratégias do marketing de varejo. Em uma ótica isso não é diferente. Afinal, o negócio depende da quantidade de clientes e das vendas.

Trata-se de um reforço para os negócios, o ajudando a conscientizar o público sobre os produtos, e também sobre os serviços. É uma forma de despertar o interesse para conseguir alavancar as vendas.

A proposta depende de quatro componentes, que são intrínsecos às ações de comunicação: os 4 Ps do marketing — o produto, o preço, a praça e a promoção.

Basicamente, é preciso utilizar esses elementos para gerar as oportunidades.

Então, você precisa ter um portfólio interessante, preços atrativos, ofertas e uma localização adequada ao seu público-alvo.

Mas como tudo isso pode se encaixar em uma franquia de óculos? Separamos a seguir algumas dicas interessantes para aplicar no marketing de varejo na sua loja!

Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Invista em experiências digitais

O mundo está digital e o público não depende somente do ponto de vendas para fazer uma compra.

As pessoas vão além: pesquisam os preços, buscam opiniões, as referências, modelos e muitas outras informações na internet antes de finalizar uma transação.

O consumidor mudou e, por isso, as experiências digitais se tornaram fundamentais em um negócio. Então, as franquias de óculos precisam estar preparadas para proporcionar uma interação diferenciada.

Se a rede franqueadora já conta com um e-commerce, por exemplo, você pode se informar sobre como fazer parte dessa modalidade.

Porém, pode também realizar ações individuais! Como, por exemplo, ter uma página própria nas redes sociais, interagir com o público nos canais digitais e adotar as tecnologias mais modernas nas suas estratégias.

Integre as ações on-line e off-line no marketing de varejo

Uma franquia faz parte de um conceito maior criado pela marca. Nesse sentido, é importante respeitar a identidade do negócio nas estratégias de venda da sua unidade.

Esse ponto também serve para integrar as ações. Isso, tanto no PDV como na internet.

O marketing de varejo tem mais potência quando está em um contexto omnichannel.

Ou seja, quando as mensagens estão alinhadas em todos os canais, seja no atendimento, na comunicação ou na venda.

É importante que o discurso se mantenha sempre coerente com as estratégias. Se a rede lança uma oferta na internet, por exemplo, é importante adotar a mesma promoção para a sua loja física.

Essa integração permite que o público crie uma relação mais próxima com a marca, ajudando a fidelizá-los.

Desperte o sentimento de urgência

No marketing de varejo, um outro ponto importante é induzir a urgência da compra.

Há várias estratégias para que isso seja feito, dependendo diretamente de uma comunicação visual. Banners e faixa de ofertas na vitrine é uma forma bem comum de conseguir essa ação.

As estratégias podem incluir as ofertas relâmpagos, as promoções exclusivas, os eventos sazonais e as ações digitais.

As datas comemorativas, inclusive, são excelentes para promover as estratégias de momento.

O objetivo é fazer com que o cliente seja atraído para o PDV. Uma vez que ele for instigado a comprar, a venda se tornará muito mais fácil.

Ofereça um bom atendimento no marketing de varejo

O senso de urgência por si só ajuda muito, mas precisa ter o reforço de um bom atendimento.

Um cliente insatisfeito com a recepção do vendedor pode desistir da compra, por mais tentado que esteja.

Por isso, tenha uma equipe treinada e especializada na arte da venda, capaz de impulsionar o desejo de compra.

O vendedor é o agente que finalizará o processo iniciado pelo marketing e precisa saber as informações dos produtos e dos serviços.

No marketing de varejo, uma ótica franqueada precisa acompanhar as tendências e as novidades da sua rede.

Ao balancear todas as informações da marca com as estratégias apresentadas neste artigo, o seu negócio estará pronto para gerar bons resultados.

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