Manual de franquia: conheça

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 15/07/2022. Mercadão dos óculos

Uma das principais características das franquias é o conhecimento passado da franqueadora para os franqueados. Chamamos isso de know-how, que é ensinado através de treinamentos e do manual de franquia.

Nesse texto, nós iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esses manuais de franquia! Portanto, não deixe de acompanhar a leitura.

O que é o manual de franquia

Como vimos, o manual de franquias, de maneira geral, é responsável por passar os principais ensinamentos e dicas da franqueadora para o franqueado.

Esse documento tem como objetivo facilitar o dia a dia do franqueado, de modo que ele possa consultá-lo sempre que surgir uma dúvida.

Dividimos os manuais de franquia em sub tipos, como por exemplo:

  • Manual de implantação: ensina os primeiros passos para auxiliar na abertura da sua unidade, como por exemplo, as características do ponto físico.
  • de operação: orienta sobre como deve ser o atendimento ao cliente e as operações de trabalho;
  • de marketing: estabelece quais tipos de ação de marketing o franqueado pode realizar. Isso porque, no mercado de franquias, a franqueadora é responsável por quase todo o trabalho de divulgação;
  • institucional: esse manual trata da história da marca, assim como sua organização e valores;
  • de gestão de pessoas: determina como deve ocorrer o processo de seleção e gestão de colaboradores, assim como as competências necessárias;
  • etc.

Pontos necessários em todo manual de franquia

Embora os manuais possam ter destinações diferentes, existem alguns padrões que eles devem seguir.

Alguns pontos em comum em todos os tipos de manuais são:

  • Parâmetros de qualidade: seja em relação ao local onde ficará a unidade, ou até mesmo no nível de satisfação do cliente. É necessário estabelecer padrões, afinal, essa é uma característica das franquias;
  • Padronização de linguagem: não é só a qualidade do atendimento que deve ser padronizada em uma franquia. O tipo de linguagem utilizada também é fundamental, inclusive no manual de franquia;

Qual a importância dos manuais

Os manuais de franquia são fundamentais para estabelecer a padronização dentro da rede, como vimos no parágrafo anterior.

Mas ele serve, também, como uma forma de documentar e formalizar o processo de transferência de know-how, que é garantida por lei.

Além disso, os manuais servem como uma ferramenta de capacitação constante dos colaboradores e franqueados da rede.

Outras formas de transferência de know-how

Como já mencionamos, o manual não é a única forma de transferir o know-how para os franqueados.

Isso é feito também através de conferências, treinamentos e, no caso do Mercadão dos Óculos, através da Universidade Corporativa do Mercadão (UCM)!

Essa é uma plataforma onde disponibilizamos acesso a todos os treinamentos já oferecidos por nós, de modo que os franqueados possam acessá-los sempre que necessário!

Incrível, não é? Imagina como seria fazer parte de uma rede que se importa tanto com os seus franqueados… Você pode descobrir, na prática, clicando aqui!

Aproveite, além disso, para acompanhar o nosso blog, mais um dos nossos canais de capacitação e informação de franqueados!