Quem vai abrir uma franquia, geralmente, fica com uma dúvida na cabeça: escolher o formato de lojas de rua ou lojas de shopping?
Essa é uma decisão que pode representar o sucesso ou não do seu negócio, principalmente, levando em conta o público-alvo e a área de atuação.
No momento de optar, o primeiro pensamento que deve vir à mente é em relação ao ramo de atuação da sua franquia. No caso de uma ótica, por exemplo, a dica é sempre priorizar o comércio de rua.
Isso porque as óticas de shopping, normalmente, são mais caras e têm um público segmentado, enquanto as de rua atendem a um número bem maior de clientes.
Além disso, podem ficar em áreas já conhecidas do ramo, como esquinas ou ruas características.
Esses são alguns fatores que tornam determinados modelos de lojas de rua mais interessantes para o seu negócio. Separamos, a seguir, alguns itens e vantagens que confirmam essa lógica!
Custos de investimento mais baixos
Escolher uma loja de shopping é sinônimo de um alto investimento. Você precisa se organizar financeiramente com um grande capital de giro e uma quantia suficiente para suportar inúmeros custos.
Isso porque existe a luva, os aluguéis são mais caros, fora as taxas de condomínio, de segurança, de campanhas publicitárias e afins.
Já em uma loja de rua, os gastos serão bem menores, desde o aluguel até os funcionários. Afinal, você se responsabilizará pela segurança, pela limpeza do estabelecimento e pelo conforto dos clientes.
Enfim, a necessidade de capital é bem menor em comparação a um shopping.
Assim, você poderá ganhar competitividade ao praticar preços mais acessíveis, além de ter liberdade para decorar a sua loja.
Já nos shoppings, existem regras internas quanto ao layout das fachadas, o que também encarece ainda mais o seu investimento.
Potencial de circulação de pessoas
Muitas vezes, o empreendedor pensa que os complexos comerciais são mais vantajosos pela grande circulação diária de pessoas, mas não é bem assim. As ruas também podem ser bem movimentadas.
Frequentemente, as pessoas têm o hábito de ir ao centro das cidades para resolver inúmeras pendências, principalmente aos sábados. Se você pesquisar bem, pode conseguir um local estratégico com fluxos de movimento até maiores que os shoppings.
Maior autonomia para ações de marketing
As lojas de shopping precisam seguir uma série de regras estabelecidas pelo complexo. Isso afeta a autonomia da marca, que limita seu marketing às estratégias de atração do próprio centro comercial e da franquia.
Por um lado, esse fator pode ser benéfico, mas as lojas de rua ainda têm mais vantagem. No segundo modelo, o empreendedor ganha mais liberdade para decidir as ações de comunicação de sua unidade franqueada, podendo investir melhor na criatividade.
Além disso, a autonomia se reflete em uma série de outras tomadas de decisão do negócio, incorporadas em outros itens deste artigo.
Melhor relacionamento com o cliente
Uma característica complicada para as franquias de shopping é a capacidade de fidelizar clientes.
Nesses ambientes, muitas compras são realizadas por impulso, pelo simples fato de a pessoa “estar passando”. Com isso, as chances de criar um relacionamento são mais difíceis.
Já no comércio de rua, a interação com o público é maior, principalmente se o seu ponto de vendas estiver em um local bem movimentado ou em um calçadão.
O relacionamento é bastante beneficiado pelos aspectos de autonomia de gerenciamento e do marketing mais personalizado.
Você consegue, inclusive, realizar eventos diferenciados, estabelecendo laços e um relacionamento mais aprofundado com os clientes.
Esse vínculo de maior proximidade, consequentemente, pode refletir no aumento das vendas e na fidelização dos clientes.
Shopping ou lojas de rua: economia em estacionamentos
É verdade que o estacionamento é um ponto favorável a um shopping center. Afinal, o cliente pode aproveitar o tempo para realizar outras atividades no complexo.
No entanto, as altas taxas acabam por afastar pessoas de determinadas faixas econômicas, que frequentam menos esses locais.
No caso das lojas de rua, o público é mais diversificado. A dica é escolher um ponto que seja próximo de estacionamentos ou que conte com uma área própria para os clientes estacionarem.
No segundo caso, inclusive, o consumidor não tem nenhum custo para visitar seu negócio quando estiver de carro.
Menos concorrência
Dentro de um shopping, a concorrência é bem maior. Isso porque existem várias lojas dos mesmos segmentos disputando os clientes que passam pelos corredores.
Mesmo que a sua franquia seja de uma área menos competitiva, muito provavelmente vai encontrar outra do setor no complexo.
Nas ruas, isso também acontece, mas você tem mais possibilidades de escolher um ponto estratégico.
Apesar de essa questão ser sempre ser um desafio, as facilidades existentes nos menores custos contribuem para que a disputa pelos clientes seja menor no comércio de rua.
Shopping ou lojas de rua: gestão facilitada
Uma das características mais interessantes das unidades de rua é a capacidade de ter uma gestão de franquias mais dinâmica. Esse é mais um fator facilitado pela maior possibilidade de autonomia do negócio.
O empreendedor tem mais liberdade para, por exemplo, definir os horários de funcionamento da unidade, se assim a franquia permitir.
Funcionários mais duradouros
Os perfis de vendedores de lojas de rua e de shopping normalmente têm diferenças entre si. Quem consegue trabalho nos grandes complexos comerciais, muitas vezes, procura algo temporário.
Aliado a esse fator, a falta de dinamismo nas estratégias da unidade podem tornar o trabalho mais cansativo.
Por outro lado, os vendedores das unidades de rua têm como incentivo várias das vantagens já citadas neste artigo para sair da rotina, como a maior interação com clientes — principalmente os fidelizados.
Também, a participação em estratégias mais criativas de comunicação.
Shopping ou lojas de rua: alta rentabilidade
Embora o shopping traga um bom potencial de lucro, as lojas de rua também podem gerar uma rentabilidade muito boa.
Esse ponto se destaca em duas vias. A primeira é que as suas estratégias diferenciadas ganham o auxílio da publicidade realizada pelas demais lojas ao redor, que também têm mais liberdade para inovar na atração do público.
O segundo fator se baseia na economia pelos custos de manutenção citados, como alugueis mais baratos. A diferença dos resultados e dos custos, geralmente, dá oportunidades para que a rentabilidade seja maior.
Como você observou em nosso post, abrir um negócio necessita de vários estudos e muito planejamento.
No caso de uma franquia de ótica, vale a pena sempre ficar de olho em uma loja de rua, em vez de uma loja de shopping.
Assim, evita muitos transtornos que podem até representar a sua falência em menos de cinco anos após a abertura do negócio.
As informações foram úteis para você? Então, divulgue este artigo nas redes sociais e compartilhe o conhecimento!