A liderança criativa em 2023 tem o objetivo de fazer com que os gestores da empresa encontrem maneiras inovadoras de adaptação às mudanças aceleradas.
Nesse cenário, os líderes precisarão ser ágeis, flexíveis e, ao mesmo tempo, antecipar e corresponder as demandas dos colaboradores e do mercado que está cada vez mais dinâmico e exigente.
Além disso, a liderança criativa será marcada por uma abordagem mais colaborativa e inclusiva.
Para ajudar você entender o que é liderança criativa, nossa equipe do Mercadão dos Óculos preparou este artigo. Continue acompanhando!
Onde surgiu o termo liderança criativa?
O conceito liderança criativa surgiu a partir das teorias da criatividade e da liderança.
Afinal, a criatividade sempre foi considerada uma habilidade importante para a inovação e o sucesso das organizações.
A ideia de liderança criativa começou a ser mais explorada a partir da década de 1990, com o livro “The Creative Leader” de Gerard J. Puccio, Marie Mance e Mary C. Murdock.
Este livro apresenta a liderança criativa com uma linguagem que incentiva e facilita a criatividade na organização.
Desde então, o conceito de liderança criativa tem sido cada vez mais utilizado e explorado.
Partindo dessa premissa, a liderança criativa é vista como uma abordagem que busca sempre o apoio de novas tecnologias, como, por exemplo, inteligência artificial, conseguindo dar espaço para inovação na hora de encarar os desafios que acontecem no dia a dia.
Existem diversas maneiras de estimular a liderança criativa no seu negócio!
Isso inclui despertar o desejo da equipe de se adaptar às transformações sociais e tecnológicas.
Fazendo com que o time busque constantemente por inovações e novas ideias para se destacar no mercado, que por sua vez, está cada vez mais competitivo.
Para isso acontecer é necessário criar um ambiente propício para a criatividade ser desenvolvida.
Já imaginou um espaço reservado para a cultura de experimentação, brainstorming e teste de novas ideias? Pense nisso. Este tipo de ambiente permite interação entre a equipe e crescimento dos negócios com o surgimento de novas ideias.
Um bom líder precisa valorizar e incentivar a diversidade na empresa.
Verdade seja dita, pessoas diferentes, possuem bagagens distintas e a junção dessas experiências certamente contribuirão muito.
É importante motivar a equipe com feedbacks construtivos, que agregam no desempenho pessoal, além disso, é necessário que eles tenham interesse em adquirir novas habilidades, portanto, ofereça sempre que possível, treinamentos, workshops ou palestras.
Por fim, um líder criativo, tem o pensamento sempre fora da caixa, é questionador, utiliza a criatividade para encarar desafios e busca novas metodologias. Ao mesmo tempo, é estratégico, assertivo e cirúrgico nas tomadas de decisões, fazendo tudo com base em dados e planejamento!
É evidente que existem muitas outras habilidades que um líder precisa ter, por isso preparamos um artigo com as principais Soft Skills.
💡Soft Skills é o termo inglês que engloba as habilidades interpessoais e comportamentais de cada indivíduo, relacionadas diretamente a forma com que a pessoa lida com suas próprias emoções.
Nós do Mercadão dos Óculos queremos agradecer sua companhia, é ótimo ter você por aqui, toda semana estamos produzindo artigos novos, então não deixe de acompanhar nosso blog.
Já considerou ter uma franquia de ótica?
O setor ótico tem uma excelente aceitação no mercado, isso acontece porque vai muito além da estética e do estilo.
Visto que o segmento de óticas está em expansão em todo País, os motivos são inúmeros, entre eles, o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida.