Desde o dia 26 de fevereiro de 2020, quando o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, vivemos momentos de incerteza.
Embora tenhamos observado uma grande redução no número de novos casos, é inegável que esse mais de dois anos de pandemia deixou diversos efeitos.
Um dos principais, inclusive, foi para o mundo empresarial. Por conta da crise econômica causada pela doença, diversos negócios fecharam as portas e diversas pessoas ficaram desempregadas.
Para se ter uma ideia, de acordo com o IBGE, o número de desempregados no país alcançou a marca de 15 milhões de pessoas.
Como reflexo disso, aumentou o interesse e procura por negócios onde se pode ser o seu próprio chefe. Dessa forma, o segmento de franquias conseguiu se recuperar rapidamente desses efeitos.
Além disso, o franchising foi um dos setores que menos sofreu os efeitos da crise no mercado financeiro, isso pois além de já ser algo testado e aprovado, é um mercado muito presente no cenário digital.
Para se ter uma ideia, durante esse período o Mercadão dos Óculos alcançou um crescimento de mais de 25% por ano.
4 lições importantes que a pandemia nos mostrou
Além dos diversos efeitos, a pandemia deixou para os negócios algumas lições muito importantes, e é delas que falaremos no texto. Acompanhe a leitura e fique por dentro!
1. É preciso se atualizar
Como você já deve saber, o cenário digital cresceu de forma abrupta no período pandêmico. No entanto, não podemos dizer que foi algo que começou nesse período.
Contudo, apesar da possibilidade, muitas empresas ignoravam a importância de estar presente nesses ambientes.
Por conta disso, quando o lockdown foi instaurado, algumas marcas precisaram correr para conseguir continuar suas vendas.
Dessa forma, aquelas empresas que já contavam com esse tipo de canal, seja de comunicação ou de vendas, saíram na frente.
A partir disso, podemos concluir que é fundamental estar sempre ligado nas novas tecnologias e, além disso, buscar formas de trazê-las para o seu negócio.
2. Seja adaptável a diversos cenários
Ainda por conta da necessidade do isolamento social, as empresas precisaram aderir ao modelo home office.
Isso fez com que, no começo, algumas pessoas tivessem sua produtividade afetada, o que não é vantajoso para as empresas. Por outro lado, após o fim do lockdown, a dificuldade foi para voltar ao escritório.
Com isso, devemos ter em mente que de uma hora para outra, tudo pode mudar, e justamente por isso, devemos nos adaptar a possíveis novas realidades.
3. A cultura empresarial é fundamental
Justamente por conta do regime home office, mencionado anteriormente, pudemos perceber como é importante manter viva a cultura da empresa.
Afinal de contas, com os funcionários trabalhando de suas casas, fica mais difícil para os líderes garantirem o seu desempenho.
Por outro lado, colaboradores alinhados com a cultura da empresa não precisam dessa supervisão constante.
Isso porque eles realmente se preocupam com a empresa em que estão, e procuram sempre fazer um bom trabalho.
4. Tenha uma reserva de caixa
Alguns segmentos apresentaram queda significativa no volume de vendas. Esse é, inclusive, um dos motivos pelos quais as empresas fecharam as portas.
Com base nisso, é possível concluir que ter uma reserva de caixa é algo fundamental para que os períodos de baixa procura possam ser superados.
Conclusão sobre as lições da pandemia para as franquias
Aqui nós mencionamos 5 das inúmeras lições que o período pandêmico ensinou para as franquias. Caso queira estar preparado para as mais diversas situações, não deixe de seguir essas dicas.
Se quiser saber mais sobre o mercado de franquias, acompanhe o nosso blog, aqui reunimos as principais notícias e informações sobre o setor.