Às vezes determinadas situações saem do nosso controle, infelizmente acabamos permitindo que nossas emoções à flor da pele ultrapassem o limite da sensatez e da razão.
Para que você não passe do ponto e consiga ter uma equipe engajada e feliz, nós do Mercadão dos Óculos elaboramos este artigo completinho, ao final da leitura você vai saber como colocar em prática todos os aspectos que envolvem a inteligência emocional. Vamos lá.
O que é inteligência emocional e quando surgiu este termo?
O conceito de inteligência emocional é muito antigo, surgiu na década de 1990, graças aos trabalhos de inúmeros psicólogos e pesquisadores sobre o papel das emoções.
O filósofo grego Aristóteles era um dos que defendia que a capacidade de regular as emoções era primordial para o desenvolvimento humano e o seu bem-estar.
Na Idade Média, o filósofo e teólogo Tomás de Aquino também escreveu sobre a importância de equilibrar as emoções para alcançar a felicidade.
No entanto, o conceito moderno de inteligência emocional começou a ser desenvolvido a partir dos trabalhos do psicólogo americano Howard Gardner, que, em 1983, propôs a teoria das inteligências múltiplas.
O conceito só ganhou popularidade quando o psicólogo Daniel Goleman publicou seu livro “Inteligência Emocional” no ano de 1995, despertando interesse de estudo de pesquisadores, profissionais e público em geral.
Goleman argumentou que a inteligência emocional era uma habilidade fundamental para o sucesso pessoal e profissional, tão importante quanto a inteligência cognitiva!
Confira os 4 pilares da inteligência emocional que precisam ser desenvolvidos em uma liderança:
1. Autoconsciência
Os líderes precisam evitar ter um comportamento enérgico e precipitado, afinal, agir sem pensar não é um bom exemplo para as pessoas ao seu redor.
Se pensarmos em um ambiente saudável é necessário alguns exercícios para controlar os impulsos, veja a seguir:
✔️controle da respiração;
✔️ meditação;
✔️pilates;
✔️caminhada;
✔️atividades físicas regularmente.
Pessoas que praticam esportes, tendem a ser mais resilientes, disciplinadas e de bônus e ainda adquirem bem-estar emocional e alívio no “stress”.
2. Autogerenciamento
O autogerenciamento envolve a habilidade de controlar nossas emoções e comportamentos.
Extremamente útil para direcionar a ordem de prioridade das tarefas, não deixando a ansiedade tomar conta, já que a partir disso é possível identificar o que é urgente e o que pode esperar.
Um dos grandes benefícios da inteligência emocional é adquirir sabedoria, principalmente quando eventuais problemas e crises acontecem ao longo do dia.
3. Consciência social
Resumidamente, a consciência social envolve a habilidade de “empatia” de compreender e se pôr no lugar dos outros.
Se você quer ter sucesso em sua liderança, será necessário estimular sua equipe, promovendo um ambiente seguro, agradável e amigável.
Como fazer isso? Simples, sempre que for dar algum tipo de feedback lembre-se de ser o mais empático e sensível possível, visando sempre o crescimento pessoal dos talentos.
O importante é fazer com que a equipe se sinta motivada a estudar e lapidar as habilidades já existentes.
💡 Dica de leitura: convidamos você a explorar as principais “Soft Skills e Hard Skills” no empreendedorismo.
4. Gerenciamento de relacionamentos
Comunicação clara é essencial para ter um bom relacionamento entre os membros da equipe, por isso, recomendamos que sempre seja o mais objetivo possível e, ao mesmo tempo, pratique a escuta ativa.
Utilize a inteligência emocional para guiar seu caminho na liderança, afinal, quando temos o controle de nossas emoções, nos blindamos e nos tornamos mais resilientes, encarando todos os problemas de maneira leve, sem desgastar a equipe, garantindo com que o time trabalhe com mais produtividade, em um ambiente harmônico e feliz.
Ótimo saber que absorveu o conteúdo até o fim, toda semana estamos atualizando nosso blog, nossas pautas são abrangentes, desde vendas, marketing e crescimento pessoal.
Está buscando por um novo investimento?
Considere tornar-se um franqueado do Mercadão dos Óculos!
Nós já contamos com mais de 30 anos de experiência no setor ótico e mais de 10 anos no mercado de franquias.
Durante esse período, nós já acumulamos mais de 700 unidades em todo o país, mais de 3 milhões de clientes satisfeitos e um crescimento superior a 35% ao ano!
Nossa franquia tem inúmeros casos de investidores que abriram uma unidade franqueada, tiveram sucesso e, a partir dela, tornaram-se o que chamamos de Multifranqueados, atualmente 50% deles possuem mais de uma rede!
Nosso modelo de negócio tem retorno rápido, leva em média 11 a 12 meses.
Para completar devemos mencionar que somos amplamente premiados:
6 anos consecutivos recebendo 5 estrelas no prêmio de Melhores Franquias;
6 anos consecutivos do Selo de Excelência em Franchising, da ABF;
Selo Exame de negócios em expansão;
Selo RA 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui;
vencedores do Selo GPTW.
Quer saber como investir nessa rede de sucesso? Então clique aqui.