<strong>O que é Growth Marketing? Aprenda como escalar os negócios e melhorar os resultados da sua empresa!</strong>

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 10/03/2023. Negócios e investimentos

Se você está em busca de crescimento exponencial, saiba que Growth Marketing pode ser uma excelente opção.

O digital mudou muito a forma de realizar marketing nos últimos anos, proporcionando a elevação dos negócios a outro patamar!

Para isso é necessário algumas metodologias, nesse contexto, precisamos estar atentos a novos termos.

Que tal entender melhor o que é growth marketing, suas principais etapas, vantagens e muito mais. Vamos lá? 


O que é Growth Marketing?

O Growth Marketing é um método holístico que faz parte de uma estratégia pensada em processos de crescimento rápido!

Sendo um dos principais responsáveis em atrair, fidelizar e escalar os negócios organizadamente.

O Growth Marketing, ganhou notoriedade no universo corporativo, e isso não foi por acaso, a verdade é que boa parte do sucesso das empresas e startups vem do Growth.

O termo Growth Marketing, que traduzindo significa marketing de crescimento, foi criado pelo Sean Ellis, também chamado de “pai do Growth”, fundador e CEO da Growth Hackers.

Vale destacar que Sean Ellis conquistou um espaço importante nas startups, liderou o crescimento do Dropbox e também teve atuação fundamental no Facebook e no Uber.

Algumas etapas precisam ser seguidas no Growth Marketing, sendo elas: elaboração de testes; hipóteses; análises e experimentos.

Siga todos esses passos à risca e tenha em sua equipe profissionais competentes, focados e metódicos.

Com estes dados, em mãos será possível proporcionar vantagens competitivas, mediante análises profundas.

Existe diferença entre Growth Marketing e Growth Hacking?

Se você começou a estudar agora, provavelmente já ouviu esses dois termos, vale salientar que, embora parecidos, existem diferenças entre os dois.

Basicamente o Growth Hacking tem a intenção de crescimento imediato, visando resultados de curto prazo!

Já o Growth Marketing, visa elaborar estratégias, testes que a longo prazo.

Tudo isso, irá proporcionar vantagens, como: conhecimento do público, aumento do tráfego, fortalecimento de branding (marca), deixando a marca mais sólida, sucesso do cliente (garantindo a fidelização) e aumento do ticket médio.


Quais metodologias usar na atração dos clientes?

Existem muitas metodologias, dentre elas a Bullseye Framework, que significa “acertar em cheio”, é uma metodologia de growth, que ajuda na decisão da escolha de qual canal será feita a atração dos clientes.

Esse processo de atração, consiste em ajudar a encontrar os melhores canais!

Separamos 19 possibilidades de atração de clientes, confira: 

1. Assessoria de imprensa;

2. Acordos e parcerias;

3. Eventos;

4. Trade show;

5. Apresentações;

6. Jogadas publicitárias;

7. Marketing de conteúdo; 

8. Marketing viral;

9. Engenharia aplicada ao marketing; 

10. Seo;

11. Sem;

12. Comunidades;

13. Publicidade tradicional;

14. Publicidade online; 

15. Marketing de conteúdo;

16. Plataformas existentes;

17. Marketing de conteúdo;

18. E-mail marketing;

19. Programa de afiliados.

Agora que você já conhece os canais, é hora de fazer Brainstorm (reunião de ideias) e entender onde seus clientes estão!

Mediante a isso, priorizar qual desses canais faz mais sentido para o seu modelo de negócio e direcionar suas forças e estratégias ali.

Recomendamos que você aposte em tecnologia e seja inovador, para isso, tenha uma boa comunicação interna, metas bem estabelecidas e ferramentas de monitoração de dados.

Isso pode ser feito eficientemente, por meio da transformação digital, afinal, dessa maneira, você terá indicadores de performance(KPIs), que serão importantíssimos para fazer análises e ajustes nos seus negócios. 

Visto que antigamente muitas etapas eram manuais e demoradas, agora com a transformação digital esses processos são otimizados e eficientes!

Possibilitando avanços consideráveis, norteando, principalmente, no que diz respeito às áreas de marketing, vendas e de TI.

Para aprimorar seu conhecimento sobre a transformação digital e seus impactos no franchising, nossa equipe do Mercadão dos Óculos preparou este artigo. Ficou interessado? Clique aqui.


Esperamos que considere os conhecimentos obtidos aqui e aplique o Growth Marketing no seu negócio, assim, as chances de ter um crescimento sustentável serão maiores.

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