No mundo dos negócios, há muitas ferramentas interessantes para conhecer o público e obter informações que privilegiam as estratégias, inclusive a escolha do ponto de venda.
Uma delas é o geomarketing, que se baseia na localização do usuário.
O objetivo é estabelecer um contato com o público e trazer notoriedade para sua loja, bem como ajudar novos empreendedores a entenderem qual é a melhor região para seu negócio.
Neste artigo, você vai entender como o geomarketing funciona e como aproveitá-lo para alcançar melhores resultados. Boa leitura!
O que é o geomarketing?
Trata-se de uma técnica de marketing que utiliza a localização do público para obter informações relevantes ao negócio.
Sua aplicação tem origem nas ações de outbound marketing, mas atualmente está diretamente relacionada com o meio digital.
A ideia é analisar o mercado e o comportamento característico de uma região específica para identificar se o público está apto para se relacionar com o negócio em questão.
Dessa maneira, o empreendedor dimensiona as chances de sucesso para se estabelecer no local.
Da mesma forma, pode usá-las para direcionar o negócio de forma a oferecer as soluções mais pertinentes ao público.
Ou seja, permite trabalhar uma estratégia de acordo com os P’s do marketing (praça, preço, produto e promoção).
Atualmente, o geomarketing também serve para oferecer produtos às pessoas que estão nas proximidades do estabelecimento a partir de uma ferramenta que solicita a localização do usuário.
O próprio buscador identifica onde o smartphone ou dispositivo eletrônico se encontra para organizar os resultados de acordo com a distância — como nos aplicativos de delivery ou em buscadores como o Google.
Quais são as principais funções?
A técnica de geomarketing auxilia um negócio de várias formas. Suas aplicações servem como ferramenta de pesquisa, estratégia de divulgação, aumento das vendas, reforço para reputação da marca e até para monitoramento da concorrência.
Uma loja pode disparar alertas e mensagens para promover pesquisas de opinião e obter informações importantes sobre o comportamento ou impressões do público.
Dessa forma, pode-se traçar estratégias para lançamentos, planejamento do mix de produtos e criação de ofertas. Ou seja, torna-se mais fácil criar campanhas de marketing mais consistentes para ampliar as vendas.
Os resultados também podem melhorar ao aparecer nos resultados de busca por um produto ou serviço para as pessoas que estão nas proximidades.
As chances de elas optarem por uma loja de acordo com a distância é muito maior.
Ao usar dados geográficos, o geomarketing também mostra se a concorrência utiliza estratégias parecidas de divulgação, bem como as tendências de mercado.
Isso tudo é fundamental para tomar decisões mais sólidas para as demais campanhas de marketing.
Como escolher o PDV a partir do geomarketing?
Não é só para exponenciar as vendas que essa técnica serve.
Quem deseja iniciar um negócio ou abrir novas unidades de uma franquia também se beneficia com o geomarketing, porque tem informações estratégicas para a escolha do ponto de venda.
Você pode entender que tipo de estabelecimentos o seu público frequenta, quais são os serviços disponíveis na região, mapear os concorrentes diretos e indiretos e identificar potenciais oportunidades de parcerias.
Confira algumas ferramentas de geomarketing:
- geotagging: capta a localização a partir de marcações nas redes sociais de acordo com as visitas do público nos lugares físicos. Funciona de forma orgânica e gera engajamento;
- geotargeting: pode ser usado em anúncios para segmentar o público que vai visualizar as campanhas de acordo com o posicionamento geográfico;
- check-in: é uma opção disponível nas redes sociais para que o público divulgue que visitou um estabelecimento, ajudando a identificar os locais que frequenta;
- geofencing: permite enviar alertas por GPS e Bluetooth, uma vez que o usuário tenha permitido o uso da localização.
A partir dessas estratégias, você obtém informações relevantes de geomarketing para conhecer o público de uma região.
Com isso, entende se ela é adequada para o seu negócio e quais são os melhores produtos para disponibilizar em sua loja. Agora, que tal aprender como aplicar o marketing digital na sua franquia?