Você já ouviu falar em funil de vendas? Esse é o nome dado ao percurso que o cliente faz desde o momento em que conhece a sua empresa até a finalização da compra.
Chamamos de funil justamente pois, a cada etapa, o número de clientes vai diminuindo. Mas não pense que isso é algo ruim! Conforme o número de clientes diminui, mais qualificados eles ficam.
O funil de vendas pode ser resumido em três principais etapas, e são elas:
- Topo de funil: clientes que estão na etapa de reconhecimento da empresa;
- meio de funil: aqui os clientes já sabem quem é a empresa, é hora de traçar estratégias para aumentar a relevância;
- fundo de funil: é onde estão os clientes mais qualificados, hora de fechar a venda.
Agora que você já sabe resumidamente o que é um funil de vendas e quais etapas o constituem, veja a importância disso para o seu negócio.
Funil de vendas ajuda sua equipe a vender
Para que um cliente feche negócio com você, é importante que ele já conheça a empresa, os produtos e saiba como eles podem ajudar na vida dele.
Caso esta etapa ainda não tenha sido cumprida, é praticamente impossível que o seu colaborador consiga fechar a venda.
Sendo assim, quando ele dedica tempo aos clientes que ainda são pouco qualificados, perde a chance de vender para outro que realmente gostaria de comprar.
Por isso, é muito importante acompanhar o funil de vendas e buscar fechar negócio com aqueles clientes que já estão no fundo.
Ajuda a traçar estratégias assertivas
Você já deve ter imaginado que para cada etapa do funil é necessário traçar um estratégia diferente. Por isso, ao acompanhar o percurso dos clientes dentro dele você pode adaptar suas estratégias.
Caso o cliente faça parte do topo do funil, bole estratégias para que ele possa conhecer mais sobre sua empresa.
No caso daqueles que estão no meio do funil, é importante buscar formas de passar confiança. Apresente cases de sucesso, mostre depoimentos de clientes, entre outras coisas.
Os que estão no fundo do funil estão prontos para comprar! Uma boa dica para convencê-los de uma vez por todas, é utilizar alguns gatilhos mentais de vendas.
Conclusão sobre o funil de vendas
Entendeu como o funil de vendas pode te ajudar dentro do seu negócio? Esperamos que sim!
Se quiser ficar por dentro de outras informações que podem te ajudar em seu negócio não deixe de acompanhar o nosso blog.
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