Fundo nacional de propaganda: entenda a importância para as franquias!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 02/12/2019. Franquias

O candidato a assumir uma franquia muitas vezes tem dúvidas em relação às taxas previstas em contrato.

Afinal, é justo ter que destinar uma parte do faturamento para a franqueadora? Com que finalidade eles vão utilizar esse dinheiro e como ele vai me beneficiar?

Um exemplo de taxa que levanta essas dúvidas é o fundo nacional de propaganda. A Lei de Franquias (8.955/1994) prevê a cobrança de taxas para publicidade pela rede, desde que os valores estejam expressos na Circular de Oferta de Franquia.

Antes de tudo, tenha cuidado para não confundir as terminologias. Vamos revisar abaixo quais são as taxas mais comuns nas franquias e para que elas servem.

Quais as taxas mais comuns no franchising?

Taxa de franquia

Uma das maiores vantagens de abrir uma franquia é aproveitar todo o conhecimento de negócios que a marca acumulou ao longo do tempo de atuação no mercado.

A taxa de franquia é um pedágio cobrado para que o empreendedor possa aproveitar esse benefício.

Ela também serve para cobrir custos como treinamento e capacitação inicial, manual de operação e gestão, projeto arquitetônico, suporte durante a abertura do negócio e direito de uso da marca.

É importante lembrar de que a cobrança é feita apenas uma vez, no momento da validação do contrato, sobre um valor fixo.

Na hora de renovar o contrato, no entanto, a empresa pode efetuar uma nova cobrança — contratos de franchising, em geral, têm validade inicial de 5 anos.

Há redes que não cobram a taxa, mas isso não é necessariamente um bom negócio, pois a cobrança pode vir embutida em outras taxas.

Algumas empresas incluem o valor no investimento inicial. Por isso, deve-se ler com cuidado a COF e os termos do contrato.

Taxa de royalties

Uma vez que a loja inicia suas atividades, ela deve remunerar a franqueadora pelo uso contínuo do conhecimento e presença de mercado, bem como pela utilização de tecnologias, técnicas de gestão, oferta de novos produtos e aproveitamento de pesquisas realizadas pela matriz.

Essa cobrança é a taxa de royalties. Diferentemente da taxa de franquia, ela é paga mensalmente sobre o faturamento do franqueado — em geral, de 4% a 10%.

Taxa de propaganda

Esse é o investimento destinado às ações de marketing institucional da companhia. Para entender sua importância, no entanto, vale lembrar da velha máxima “quem não é visto, não é lembrado”.

A taxa de propaganda garante que a marca tenha a visibilidade necessária na divulgação de promoções, ofertas, novos lançamentos e serviços adicionais ao cliente.

Com isso, o franqueado não precisa se preocupar com orçamento de marketing, contratações, estratégias e acompanhamento de KPIs.

O percentual cobrado gira entre 2% e 5% do faturamento mensal das unidades franqueadas, sendo direcionado ao fundo nacional. No entanto, a empresa pode optar por cobrar um valor fixo a cada exercício.

E o fundo nacional de propaganda?

Alimentado pelos pagamentos de taxas de publicidade efetuados pelos franqueados, o fundo é estratégico para fortalecer a marca e ajudar toda a rede a se posicionar no mercado, atraindo mais clientes e evitando armadilhas da concorrência.

O investimento em marketing e publicidade auxilia cada unidade a aumentar a rentabilidade sem esforço adicional.

Os recursos do fundo de publicidade são aplicados na criação de campanhas, peças comerciais, identidade visual, posicionamento de marca, compra de mídia e assessoria de imprensa, entre outras aplicações.

Todos os franqueados podem saber como o dinheiro do fundo nacional de propaganda é investido. A companhia deve ter uma política de total transparência em relação a tais gastos, uma vez que eles impactam toda a rede.

Na régua do custo-benefício, o fundo nacional de propaganda é um instrumento mais eficiente, barato e proporciona melhores resultados do que se cada unidade cuidasse de sua própria divulgação.

O alinhamento com os valores do negócio é preservado, o que garante a viabilidade das franquias e o crescimento sustentável da rede.

O que você achou do conteúdo? Restou alguma dúvida sobre a importância do fundo nacional de propaganda ou alguma taxa cobrada pelas franquias? Comente abaixo.