Entenda o que é e como funciona o fundo de propaganda!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 29/09/2020. Franquias

Antes de obter uma franquia, o investidor deve estar atento às taxas e custos que envolvem a aquisição da empresa.

Algumas, como o fundo de propaganda, por exemplo, são essenciais para promover ações de marketing, visando ao maior alcance da marca e visibilidade para os franqueados.

Por isso, esses custos devem fazer parte do plano de negócios da franquia.

Uma ação de marketing bem feita pode ajudar a captar novos perfis de público, alavancar um novo produto ou atrair investidores.

Por outro lado, a propaganda pode causar efeito contrário, causando indignação dos clientes e piorar a imagem da franquia como um todo por anos, interferindo negativamente nos resultados.

Interessante não é mesmo? Então, continue com a gente e conheça mais sobre o fundo de propaganda. Boa leitura!

O que é?

O fundo de propaganda é um valor que o franqueado deve repassar à marca, para que a mesma desenvolva ações de propaganda e marketing, contemplando toda a rede.

O custo é pré-definido na assinatura do contrato e serve para promover uma nova franquia, promoções, lançamento de produtos e serviços, aumentando as vendas da loja.

Como funciona?

Na assinatura do contrato, a marca define um valor que deve ser pago todo mês pela franquia destinado ao fundo de propaganda. Essa taxa costuma variar entre 2% a 5% do faturamento bruto da loja.

A matriz pode optar, além disso, por estipular um valor fixo mensal. No entanto, as condições podem ser negociadas previamente para se acomodar às necessidades de cada um.

O que diz a legislação?

O fundo de propaganda é previsto pela Lei de Franquias. Apesar de não definir o valor cobrado de cada franquia, exige que o franqueado esteja ciente da taxa e do quanto necessita disponibilizar por mês.

Ele também tem o direito de revisar pelo menos uma vez por ano a prestação de contas das propagandas realizadas pela rede.

Por que nem todas as marcas cobram?

Por não ser uma taxa obrigatória, algumas empresas entendem que o valor arrecadado é muito pequeno para desenvolver uma boa ação de marketing.

Outras marcas que ainda têm poucas unidades não adotam o fundo de propaganda para atrair mais franqueados em potencial, ou embutem o valor em outras taxas.

O franqueado pode participar do processo de criação?

Por conhecer melhor o perfil comportamental de seu público, o franqueado pode participar e auxiliar nas ações de marketing da marca para toda a rede.

Ao unir a visão do franqueado com a dos profissionais especializados, é possível criar campanhas mais eficientes e que atendam aos desejos do cliente.

O franqueado deve estar atento, também, a outros custos adicionais de funcionamento, como a taxa de franquia, royalties, dentre outros encargos.

Por isso, um planejamento financeiro é tão importante antes de iniciar qualquer empreendimento — ele evita problemas futuros, que podem comprometer todo o seu trabalho e investimento.

Como vimos ao longo do texto, o fundo de propaganda é importante para a captação de novos clientes, melhorar a imagem da rede e apresentar novos produtos e serviços que a franquia oferece.

O custo-benefício é imenso, e deve ser visto como um investimento na empresa, e não apenas como um gasto.

Se você gostou deste artigo sobre fundo de propaganda, não deixe de conferir este conteúdo sobre como funciona o valor de franquias, em nosso blog!